Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 16 de maio de 2010

Escrever errado

O Brasil é um dos países com o maior índice de analfabetismo, e um dos que mais tem uma gramática complicada a se seguir. Mas obviamente o assunto do qual vou falar agora não isenta ninguém da culpa em não saber ou querer escrever corretamente. Tudo começa por uma educação pobre já existente em nosso país, salários baixos dos professores, escolas improvisadas ou mal feitas em muitos lugares por aí, baixa estrutura, fatores que comprometem uma boa qualidade gramatical. O mau hábito da leitura é o fator predominante para uma péssima escrita. Quem não lê não faz idéia de que maneira são escritas várias palavras que não constam no hábito rotineiro. Nem me refiro ao “internetês” onde várias palavras são abreviadas pra tornar tudo mais rápido e prático, como por exemplo:

Cadê = Kd
Você = Vc
Beleza = Blz
Valeu = Vlw
Também = Tb


O mais grave é o fato de certas palavras fáceis serem escritas de qualquer forma, menos da forma correta.

Prazer > Praser
Vier > Vinher
Lidar > Lhe dar
Consciência > Concienssia
Difícil > Dificio
Fazer > Faser
Advogado > Adevogado
Falsidade > Falcidade
Age > Haje
Poupe > Polpe


Há os casos de redundância (ou pleonasmo) como:

Sair pra fora
Entrar pra dentro
Subir pra cima
Descer pra baixo
Repetir novamente
Dupla de dois
Agora nesse momento
Dar gratuitamente


Erros de concordância:

A gente vamos
Nós vai
Eu se dei mal...


Convenhamos, a língua portuguesa nos prega peças estranhas só pra piorar mais ainda:

Receio = Receoso (e não receioso), Bem = Benigno (o M some). Palavras como Otorrinolaringologista não são bons exemplos de palavras fáceis a serem ditas ou lembradas.
Existem quatro tipos de “porquês”: Por que, por quê, porque e porquê, cada um significando um sentido diferente.
Mal com L é antônimo de “bem”, já mau com u é antônimo de “bom”.

Erros costumeiros:

Eu Nascir; Dar-se banca; Morrir de rir; Ele ler tudo certo.

Certa vez alguém me disse:
“Rapaz, você já percebeu como fulano véve falando errado”?

Escrever certo ou errado vai além de qualquer grau de escolaridade ou formação acadêmica. Alguns podem dizer: “Mas ele pensa que é professor de português pra estar falando dos erros dos outros”? Não, não sou professor de português ou de coisa alguma, e erro da maneira como qualquer um pode errar, alguns erram mais, outros menos. Só sei que alguns professores não alteram muita coisa quando nos referimos às armadilhas da língua portuguesa ou até mesmo a erros grosseiros. Já vi inúmeros professores errarem feio, não terem explicações pra respostas simples referentes a ortografias. Mas é claro que, passar 4 anos numa faculdade de Letras fará com que um professor saiba muito mais do que qualquer um fora da área, e são eles que detém as regras do assunto, porém pra ser bom é preciso mesmo uma boa dedicação e não apenas ser formado. Fora do campo de Letras, a coisa é diferente, há pessoas por aí formado em tudo que é coisa e que não sabem escrever corretamente, mesmo que tenham passado tanto tempo em salas de aula. Cresci lendo histórias em quadrinhos, quando adolescente tomei o gosto pela literatura, não essa literatura vazia de hoje em dia, mas a literatura clássica, de grandes autores da língua portuguesa e estrangeira, leituras de peso. É através da boa leitura que aprendemos a ler e escrever corretamente. Quem escreve mal lê mal.
A maioria das pessoas no Brasil não gosta de assistir a filmes legendados porque não conseguem acompanhar a rapidez das legendas, aí se perdem por inteiros. De fato, é preciso ter certo treino nas palavras pra acompanhar as legendas de um filme. Mas aí vai um conselho: Quer aprender a desenvolver melhor a escrita e errar menos? Assista mais a filmes legendados, no início pode parecer meio cansativo, mas logo você se acostuma, e além do mais, é muito melhor ver o idioma original de um filme, sem aquelas vozes já conhecidas e batidas.
No mundo globalizado de hoje, somos “obrigados” a aprender muitas palavras estrangeiras, o que a gramática chama de Estrangeirismo:

Hot Dog
Net
Backup
Enter
Outdoor
Marketing


Mas será que somos obrigados mesmo a escrever aquilo que está fora de nosso idioma? Realmente é muito difícil acompanhar palavras que muitas vezes são lidas de uma forma e escritas de outra, como por exemplo, quando se fala essa palavra que, quando dita soa assim: Impitiman, na verdade, sua escrita é totalmente diferente: Impeachment (Palavra que significa impedimento ou acusação). Repare que não tem nenhuma semelhança entre o que se ouve e o que se escreve. Quem se arrisca a soletrar por aí Schwarzenegger?
A Cacofonia é outra cilada, mas daí já não é erro de ortografia, mas sim gramatical mesmo. São palavras que quando unidas têm um som bastante esquisito, como por exemplo:

Vou-me já
Ela tinha
Confisca gado
Moça fada
Vez passada
Já que tinha
Havia dado



Pior do que escrever errado é escrever errado pra todo mundo ver, como em placas ou outdoors, o que torna tudo além de lamentável, bastante risível. Eis alguns exemplos de placas que já vi pessoalmente:

VENDE-SE
ESTACA-
SA

(a venda de uma casa virou arma pra matar vampiro em Sociedade Anônima?)


CONSERTA-SE PANELA DEPRESSÃO

(o conserto de uma panela virou um consultório para panelas com problemas emocionais. Mesmo que não tenha havido um erro ortográfico nessa frase e na de cima, apenas a falta de espaço de uma palavra a outra)

FAZEMOS ESTALA SÃO DE SOM DE CARRO

(Em vez de colocar o som, ajuda é estalar)


Eis alguns erros de placas retirados da NET:


ATENÇAO
ESTA OBRA NAO
SE RESPONÇABELI
SA POR CUAL - QUER
DANOS QUE AJA NAS
VIATURAS JUNTO A OBRA

VENDE-SE
CRAVÃO

NAO RECEBEMOS
POLITICOS NEN
FASEDOR DE
CANPANHA

CONCERTA-
SE FOGÃO
E PANELA DE
PRESSAO
AMOLA: ALECATE
E: TEZORA

VERDURA
CEM
AGROTOXIO

PROPRIEDADE
PARTICULAR
PROIBIDO
ENTRADA,DE
PESSOAS,CEM
ALTORISASÃO
PROIBIDO
CASAR E,PESCAR

SER MOÇA
É FACI,O DE-
FICIO É SER
VIGE

PARABÉNS!
É ASSIM QUE CUMPRIMENTAMOS NOSSOS ALUNOS PELOS EXELENTES
RESULTADOS OBTIDOS NO PROVÃO DO MEC!

HOGE
FLANGO
AÇADO KOM
FALOFA PALA
VIAJEM

SERVIMOS SUCO NATURAL
DO PÓ DO GUARANÁ
A FLOR DE ZIACO

VEREFIQUE
OS FREIOS

VENDO-SE

BATATA
4,OO
SEBOLA.1.50
MÉU.4.00
MELANSIA 3,00
LARANJA 3.00

VENDE-SE CAXORROS
PUDOS

- EMPOTENÇIA SEXUAL
- GENECOLOGIA GERAL
- EMOROIDE.INTERNA E EXTERNA
- HERNIA.INTERNA E EXTERNA
- APENDICITA.TROMBOSE
- DOR DO PEITO.DOR DE DENTE
- DOR DE VISTA.TURBECULOSA
- HOMEMQUE NÃO FAZ FILHO
- MULHERQUE NÃO FAZ FILHA
- BRONQUITE.GOTA.MACULU
- FEBRE AMARELHO. CATARATA
- MBASU. DIABETE.COLA ABERTA

CEJA BEM
VINDO E
ESPRIMENTE A
LINGÜIÇA

O assunto é bastante amplo e complexo, pra encerrar, aqui vai uma pequena historinha:

Um homem chega a uma cidade, e ao perceber que as placas das lojas estão escritas de forma errada, fica bem entristecido. Já desistindo a achar algo que venha a ser uma exceção, vê de longe uma alfaiataria do qual está escrito “Águia de ouro”. Ele então entra ali e diz para o dono:
-Meu senhor, entrei aqui para lhe dar meus parabéns, pois em toda a cidade o único lugar que vi uma placa escrita de maneira correta foi a sua: Águia de ouro.
O Alfaiate olha para o homem e diz:
- O senhor está enganado, o nome não é Águia de ouro, e sim Agúia de ouro!

4 comentários:

  1. Ai, que post grande. O_____O
    Bom, eu pretendo fazer faculdade de Letras, pois sempre fui apaixonado pela Língua Portuguesa e também adoro ler e escrever. Adoro usar palavras difíceis (mas antes, é claro, eu pesquiso para não falar besteira).

    E eu uso o pleonasmo e a cacofonia, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Noçaaa! Ri muito leno içoo. Otma materia!
    Ta, eu não escrevo tão errado assim não. hehehehee

    ResponderExcluir
  3. rsrs
    eu gostei muito... estou me tornando uma profissional em letras português e sei como é falar sobre esse assunto!
    muito legal seu post.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Blog sensacional...ah se as nossas crianças fossem orientadas e incentivadas a criarem o hábito da leitura, certamente entenderiam um dia, o que quis dizer o Monteiro Lobato: Um país se faz com homens e com livros... parabéns ..boa sorte e bom dia ainda ;)

    ResponderExcluir