Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 9 de maio de 2010

Falta de tempo? Não, é falta de boa vontade mesmo

Muitas pessoas dizem não ter tempo pra fazer uma visita a um amigo, a um parente que não tenha mais visto, dizem que é por falta de tempo, porque estão trabalhando demais, porque os estudos estão lhe tomando o restante do tempo, etc...
Na verdade isso não passa de conversa fiada, algo que não convence ninguém. Ninguém é escravo pra poder dizer que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em algum momento (final de semana) sempre sobra um tempo. Alguns que se “dizem” meus amigos, quando os encontro por aí, me dizem: “Fiquei de ir em sua casa, mas não deu, ando muito apertado, falta de tempo mesmo”. Mas pra uma namorada, pra um jogo de futebol, pra uma viagem, logo se arruma tempo.

Vou contar algo que aconteceu em minha vida do qual me arrependo muito:

Quando morávamos em outro bairro, havia um vizinho na base de seus 70 e poucos anos, irmão da dona da casa em que ele morava. Ele gostava de conversar comigo sempre que eu saia na porta. Ele não tinha quase ninguém com quem conversar e eu era um dos poucos que lhe dava atenção (Nesse país, pessoas de idade mais avançada sofrem preconceito e muitos parecem que estão fadados ao isolamento). Eu era um dos poucos que o entendia, que o ouvia, que lhe dava atenção. Esse vizinho certo dia foi levado para um albergue e ficou morando lá. Todas as vezes que seus parentes voltavam de lá, me diziam que ele havia perguntado por mim. E eu sempre dizia que iria lhe fazer uma visita. Mas eu dizia pra mim mesmo que me faltava tempo. Os dias foram passando e eu não fui. Um dia recebi a notícia de seu falecimento, sem eu nunca tê-lo visitado naquele albergue. A lição disso tudo é que hoje me arrependo muito de não ter deixado de fazer alguma coisa fútil, pra ter feito uma visita àquele homem, pois sei que ele teria feito isso por mim.
Quando vejo alguém falar que não visitou certa pessoa porque lhe faltou tempo, sei que isso é uma mera desculpa, sem nenhum sentido. A correria do dia-a-dia é muito grande, realmente nos falta tempo pra fazermos mais do que desejaríamos fazer, mas sempre há um final de semana ou feriado pra colocarmos em pauta certas coisas em nossas vidas. Não deixe que o “tempo” lhe deixe de fazer hoje o que você se arrependerá amanhã.

Um comentário:

  1. Interessante. Fiquei tocado! O.O
    Mas é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir