Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

São Bernardo

Dentre os 10 maiores escritores da literatura brasileira, encontra-se o alagoano Graciliano Ramos, escritor da fase modernista e um dos grandes influentes da literatura atual. Graciliano tem um estilo seco, direto, sem enigmas, do qual sempre extrai o máximo de suas narrativas. No geral, suas histórias se passam em lugares marcados pela dor, pela precariedade, pela necessidade de vencer para não sucumbir.
Em São Bernardo, o autor cria um romance narrado em primeira pessoa, no qual o protagonista Paulo Honório narra sua história de conquistas e perdas, começando por sua infância quando era guia de cego, depois cuidando de terras, suas viagens pra conseguir dinheiro no que culmina com a compra da fazenda São Bernardo, no interior de Alagoas. Paulo Honório como ele mesmo narra, é um homem frio, fechado, pouco simpático; um homem que só se relaciona com as pessoas se ver que levará alguma vantagem com isso.
Mas ele próprio deixa subentender que nem sempre teve essa personalidade hostil; é onde entra o fator do determinismo, no qual o homem é fruto do meio em que vive. Essa teoria foi muito usada na literatura do início do século 20, e ainda hoje em alguns textos.
Um dia ele se casa com a professora Madalena, uma mulher totalmente diferente dele. Ela encanta todos a sua volta com sua bondade, seu carisma, contrastando com a rudeza e egoísmo de seu marido.
Esse choque de personalidades faz com que Paulo Honório a atormente e conseqüentemente a leve a cometer suicídio.
O narrador começa então a ter relapsos de arrependimento, corroído por lembranças que o leva a reflexão de que, embora sempre com atitudes grosseiras, havia nele um certo grau de humanidade no qual a vida difícil em que ele levava não o deixava demonstrar.
Muito se compara esse livro com Dom Casmurro de Machado de Assis: Um personagem rude que conta sua própria história de ascensão e queda, seu relacionamento conturbado com a esposa, suas indiferenças com tudo e todos que o rodeia. De fato, são obras singulares na literatura brasileira.
Escrito em 1934, São Bernardo tem a mesma força narrativa de outra obra-prima de Graciliano: Vidas Secas. Nada na escrita de Graciliano é gratuita, ele não envereda por caminhos que procure enrolar o leitor, sempre sendo direto e eficaz ao que se propõe contar.
Muito se fala em um erro cometido por Graciliano ramos: O narrador, um homem que era latifundiário, de poucas instruções, jamais poderia escrever de forma tão objetiva, cheia de beleza e qualidade em suas palavras. Isso é algo discutível, mas de forma alguma apaga o brilho de uma obra forte e contundente, uma das melhores da literatura brasileira.
Foi filmado em 1971, pelo diretor Leon Hirszman, com Othon Bastos no papel de Paulo Honório e a já falecida Isabel Ribeiro no papel de Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário