Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Maria-vai-com-as-outras



Não sei se é do conhecimento de todos, mas a expressão “Maria-vai-com-as-outras" se refere a pessoas que se deixam levar pelo que outras pessoas falam. Fazem tudo que lhe mandarem, ou seja, não têm opinião própria e andam com as “pernas” dos outros. Já vi e convivi com muitas pessoas assim, pessoas essas que parecem não terem discernimento próprio e precisam dos outros para lhes dizer o que deve ser dito ou feito. De início, acho que isso comprova uma falta de amadurecimento, falta até mesmo de personalidade, se subjugando a opiniões alheias. Obviamente há conselhos e dicas que vêm em boa hora, mas isso se dá em alguns momentos, não algo permanente em nossas vidas. É importante notar que, algumas pessoas se aproveitam dessas pessoas “manipuláveis” e começam a tomar conta total de suas vidas.
Um dia alguém me disse: “Se uma pessoa quer tomar atitudes em sua vida, mas não tem certa coragem pra isso, vá a um bar e ‘toma uma’, assim ficará preparado pra qualquer decisão”. Só olhei pra aquele pobre coitado e constatei que, se eu me deixasse levar pelos seus conselhos, eu estaria hoje pelas sarjetas da vida. É preciso saber quem está do nosso lado, nos orientando nos momentos em que estamos precisando de apoio. Digo isso, porque há de se tomar cuidado com os despeitados, invejosos e maldosos que podem acabar nos prejudicando ainda mais.
Vou dar alguns exemplos de Maria-vai-com-as-outras”:

*Uma mulher arruma um namorado, ela gosta dele, mas algumas amigas dela não se simpatizam com ele e começam a dizer a ela que ele é feio, sem graça, sem dinheiro, etc. Mesmo que elas saibam que ele a faz feliz. Atitudes assim vêm de pessoas despeitadas e invejosas. Algumas dessas pessoas colocam mil e um defeitos até mesmo porque começam a se interessar pelo mesmo rapaz, ou porque estão sozinhas e se sentem mal por verem que uma amiga próxima encontrou a felicidade que para elas ainda não chegou.
*Há homens que, pra mostrarem que são os tais, deixam as mulheres em casa nos fins de semana e vão nos embalos dos amigos e enchem a cara. Depois reclamam que o casamento vai mal.
*Uma moça só compra as roupas que vê nas novelas, parece não ter opinião própria. O certo é cada um ter seu estilo. Esse negócio de moda é algo imposto pela mídia e pela sociedade de consumo.
Algumas pessoas falam que gostam de um determinado filme ou música, só porque são os mais vistos ou tocados, respectivamente. Se são “do momento” então está tudo bem, segundo eles. Não importando que pode se tratar de péssimos produtos artísticos.
Sempre tomei minhas próprias decisões, não me deixando levar pelos outros. Se acertei ou se errei, tenho consciência de que foram decisões tomadas por mim, ou então em alguns dos casos, com a ajuda de meus pais e às vezes algumas poucas pessoas que eu sei que eu poderia (e posso) contar com eles.
Se você se deixar levar pelos outros, logo essas pessoas estarão manipulando sua vida. Opinando-lhe sobre que roupa você deve usar; qual programação você deve assistir; como você deve agir com seu esposo (a), namorado (a); o que seu filho deve comer, que horas ele deve dormir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário