Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 1 de agosto de 2010

Depressão

Não usarei uma visão médica para falar sobre esse assunto, até mesmo porque não sou médico. Mas usarei uma linguagem fácil e popular para falar de um dos problemas que mais atinge pessoas no mundo todo: Depressão.
Mas o que é Depressão? Bom, depressão é uma doença, um transtorno, um problema muito sério que, se não tratado pode levar à morte. Sim, essa doença é algo terrível e incômodo, um dos piores males a assolar a humanidade. Alguns chegam a dizer que esse mal não tem cura, mesmo que a medicina diga o contrário.

As causas da depressão podem ser:
Morte de uma pessoa amada
Estresse
Frustrações extremas
Problemas nas relações conjugais como crises ou separação
Alvo de críticas constantes, bullings, desafetos, falta de carinho
Doenças graves
Contrariedade constante


Uma pessoa depressiva vê o mundo da pior maneira possível. Para ela não há mais esperança em coisa alguma. Nada é divertido, nada é prazeroso, nada lhe atrai ou chama a atenção. Tudo é sem graça, sem razão nenhuma de ser ou de existir.

Principais sintomas da depressão:
Pessimismo
Mal humor
Desinteresse
Desconcentração nos afazeres
Indecisão
Não consegue terminar o que começou
Manias de inferioridade
Se sente culpado por ele e pelos outros
Distante de tudo e de todos
Afastamento
Irritação com muita facilidade
Não come e nem bebe direito
Chora fácil (em alguns casos, não chora por nada)
Sente pena de si mesmo
Só quer ficar só
Anda se lamentando o tempo todo
Perde o interesse em se vestir direito
Acha que foi abandonado
Inquietude
Tem medo de tudo, principalmente de falhar. Por isso nem começa ou faz nada que pode levá-lo ao fracasso
Desamparo
Sentimento de inutilidade

A depressão literalmente joga a pessoa pra baixo e toma conta de todo seu ser, não lhe dando chances de defesa. Uma pessoa depressiva não tem reações de nada, ela não consegue achar forças pra se erguer.
Cuidado com o tipo de ajuda que você vai prestar a uma pessoa com depressão. Se você for agir com ela de modo duro, dizendo-lhe pra reagir, pra ficar animado, dizendo coisas do tipo: “Sai dessa, ficar assim é coisa de fracos”, está na verdade prejudicando mais do que qualquer outra coisa. Não se ajuda um depressivo, o fazendo achar que está abaixo de você, lhe dando a impressão de que ele está numa situação aquém das outras pessoas. Se você agir dessa forma, é melhor cair fora e deixar que outros prestem a ajuda certa, que seria encaminhar tal pessoa a um especialista e também ouvi-lo, sem criticá-lo e nem fazer muitas perguntas. Jamais diga a uma pessoa depressiva algo do tipo: “Há tanta gente numa situação pior do que você, sem moradia, sem emprego...”, pode ter certeza de uma coisa: isso não ajuda em nada, pelo contrário, só atrapalha ainda mais.
A depressão não escolhe idade, sexo, cor, grau de escolaridade, rico ou pobre. Algumas pessoas ignorantes dizem que depressão é uma doença de pessoas fracas, sem forças. Alguns evangélicos sem o dom do discernimento espiritual dizem que a depressão é do maligno, ou seja, a depressão é uma doença possessiva que adentrou aquela pessoa, e que tal pessoa precisa ser libertada desse mal. A depressão com certeza é maligna do ponto de vista humano. Quem se sente bem estando com depressão? Mas de forma alguma uma pessoa com depressão está possuída por demônios. Isso é conversa de pastorzinhos de igrejas capitalistas a fim de lucrarem com a miséria alheia. No fundo, somente uma pessoa que já passou por uma depressão é que sabe o que uma pessoa depressiva está passando. Já vi pessoas depressivas que se escondiam quando viam alguém, em outros casos, pessoas com essa doença gritavam e se desesperavam.
Depressão é coisa séria. Não se deve brincar com essa doença, é preciso procurar ajuda imediatamente. Depressão leva a morte. O suicídio em alguns casos é questão de tempo.
Excesso de remédios pode levar a depressão. Remédios como analgésicos e anti-histamínicos (antialérgicos e outros) podem levar a depressão.
Uma pessoa com depressão tem pesadelos horríveis, vindo a ter variações do mesmo sonho todas às vezes. Na maioria dos casos sonham com a própria morte. Esses sonhos fazem parte de um processo destrutivo que tende a piorar ainda mais o estado dessas pessoas.
Com depressão não se brinca. Se você tem esse problema ou está sentindo tais sintomas pela primeira vez, procure um médico. Ele lhe orientará da melhor maneira e o encaminhará a um especialista. A depressão tem cura. Há remédios antidepressivos que combatem essa doença. Se não está acontecendo com você, mas com uma pessoa próxima, procure ajudá-la da melhor maneira possível, levando-a a um tratamento com um profissional na área. Quando você ver alguém (ou você mesmo) querer ficar sozinho o tempo todo, cuidado, isso pode ser início de depressão. Portanto, cuide-se.

Um comentário:

  1. Pessimismo?
    Mal humor?
    Desinteresse?
    Desconcentração nos afazeres?
    Indecisão?
    Não consegue terminar o que começou?
    Manias de inferioridade?
    Se sente culpado?
    Distante de tudo e de todos?
    Afastamento?
    Irritação com muita facilidade?
    Sente pena de si mesmo?
    Só quer ficar só?
    Perde o interesse em se vestir direito?
    Tem medo de tudo?
    Desamparo?
    Sentimento de inutilidade?

    O.o eu preciso procurar um médico =O

    "Jamais diga a uma pessoa depressiva algo do tipo: “Há tanta gente numa situação pior do que você.."[2] hshaahahahaha ah tbm JAMAIS diga para uma pessoa assim que ela está exagerando.... é terrível isso rsrsrsrs

    o melhor a dizer para uma pessoa q está triste ou em depressão é: "Não posso imaginar o tamanho do seu sofrimento..." vai por mim...isso ajuda um pouco rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir