Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sábado, 3 de julho de 2010

O triste fim dos relacionamentos amorosos



Quem ler esse texto, poderá dizer: “Ele deve ser frustrado, decepcionado nessa área de relacionamentos amorosos”. Mas como sou conhecido por minha sinceridade e transparência, confesso que realmente sou frustrado nessa área, mas daí eu pergunto: E quem não é? Quem pode dizer que nunca passou por decepções amorosas? Essas decepções se tornaram rotinas nos dias de hoje. Vejo no Orkut, casais que estão às mil maravilhas, com incontáveis declarações de amor, fotos e mais fotos demonstrando a paixão de um pelo outro, etc. Daí, para o meu espanto (ou nem tanto), vejo que algo mudou, aqueles casais já não estão mais juntos. Inexplicavelmente (pelo menos para os que estão de fora) já está cada um seu canto, separados.
A procura pela felicidade aumenta a cada dia que passa. Claro que é discutível o fato de felicidade ser sinônimo de uma pessoa amada ao lado. Mas ninguém nasceu para viver só; todo mundo quer ter alguém que gosta, e também ser gostado.
Relacionamentos atuais não são nada duradouros. E quando duram, é de alguma forma um caso em cem, ou porque de alguma forma ambos têm uma capacidade enorme de lutar contra as adversidades. Claro que existem casais que conseguem levar adiante um relacionamento, mesmo que hajam as tempestades diárias. Mas no geral, os relacionamentos parecem fadados mesmo é ao fracasso.
Nunca vi tantas pessoas em busca de um novo amor. Nunca vi tantos homens e mulheres separados à procura de uma nova chance de ser feliz com outro alguém. Em muitos casos se torna uma busca pelo inalcançável. Não é preciso ser nenhum estudioso no assunto pra ver que tudo vai de mal a pior, até mesmo porque esses assuntos antes de serem estudados, são vividos. E todos que viveram essas frustrações, sabem do que eu estou falando. Mas a dificuldade atual não é apenas manter um relacionamento, mas também encontrar alguém que valha a pena. Vivemos hoje em um mundo globalizado, corrido e concorrido, um mundo em que há uma variação enorme de sentimentos mútuos. Vou explicar melhor, de forma mais transparente: As pessoas em si, uma grande maioria anda preocupada mais consigo mesma, gerando uma gama de situações em que cada passo leva a uma decadência ainda maior em um mundo que necessita viver de forma coletiva. Porém, o individualismo leva à carência; ninguém consegue viver isolado, por mais que tente, e são nessas horas que começa a busca por um amor. Mas às vezes essas pessoas individualista-carentes se importam em querer mais do que dar. Essas pessoas querem ser amadas, mas às vezes não pensam que a outra pessoa também está em busca do mesmo. Geralmente, entre um casal, quem acaba terminando um relacionamento não é aquele que mais gosta e que mais se entrega, mas sim aquele que se sente gostado ou amado. Dizem que, em um relacionamento nunca é bom uma das partes gostar muito mais do que o outro, pois isto gerará um conflito de egos. A parte a ser mais gostada se sentirá acima da outra pessoa, chegará à conclusão de que pode estar com outra pessoa “melhor” e até mesmo ser mais feliz (Diga-se se aí, visando interesses próprios). Chamo isso de egoísmo, pra mim não tem outro nome.
Pensamento inevitável: “Estou ficando velho (a), o tempo passa, e se eu não arrumar alguém logo, amanhã será mais difícil”. Isso nos faz precipitar em algumas atitudes e acabar por embarcar em relacionamentos que desde o início já está mostrando que não dará certo. Começa aí uma corrida ao apelo. Vale de tudo, vale até mesmo conhecer alguém da NET que mora lá na Nova Zelândia e se casar sem nunca terem se visto e depois quem sabe quando der, ambos se encontrarem. Ou uma mulher que tinha seus valores preservados, começa a ir até mesmo a encontros marcados em lugares inapropriados, na esperança de se acertar com alguém.
A culpa de tudo ir tão mal é nossa mesmo. O que mais me chama atenção hoje em dia é a enorme atração que as pessoas têm por pessoas que não valem nada. É espantoso como tem tanta gente correta nesse mundo, que procura alguém e não acha. São pessoas de bem, sinceras, fiéis, amorosas, compreensíveis, românticas, companheiras, etc. Essas pessoas são trocadas por pessoas vagabundas, desprezíveis, arrogantes, individualistas, hipócritas, vaidosas, violentas, traiçoeiras, etc. Acho que uma pessoa que não dá valor a alguém que preste, é tão imprestável quanto.
Desde a Criação, a maioria da humanidade tem tendência a amar as coisas sujas e imprestáveis. Analisando por esse modo, até acho que de certa forma é merecedora a situação vivida nos dias de hoje no quesito amoroso.
Mas não me considero um desacreditado. Sei que existem muitas pessoas boas que encontrarão alguém correto em suas vidas e serão felizes nessa área.
Se você já passou por alguma situação amorosa no qual se entregou por inteiro (a) e não teve seu valor reconhecido e foi abandonado (a) por essa pessoa, pode crer que a vida dá muitas voltas, e um dia essa pessoa irá se dar mal lá fora, e irá te pedir pra voltar pra você.
Eu particularmente penso assim:
“Se não me quis e resolveu procurar outro lá fora, e aí arrependida depois de quebrar a cara querer voltar pra mim, me desculpe, mas não estarei mais aqui nesse dia”.
Aquele que se sente feliz ao lado de alguém, faça de tudo pra manter essa felicidade, porque, se você perder, nos dias de hoje será difícil recuperar.

9 comentários:

  1. Rapazinho, você escreve melhor a cada dia que passa.
    Acho que já passei por algo do tipo! mas não lembro perfeitamente até por que as coisas ruins não ficam guardadas em meu frágil coração, não mesmo!
    vivo os amores verdadeiros e infinitos nos romances, nos meus romances... e nas historias que ainda existem, por incrivel que parece!
    Mas todos temos uma parte que a procuramos e tenha certeza só ficamos com o que nós merecemos, se você já foi abandonado por alguem tenha certeza que voçê não merecia tal pessoa e sim alguem melhor! nunca é tarde para o amor.
    defeitos todos temos o que muitos não tem ainda é capacidade de não se importar com tais empecilhos.

    ResponderExcluir
  2. Estou passando por algo assim agora,por isso resolvi procurar algo que falasse no assunto.Na realidade queria conversar com alguém para desabafar,comentar,enfim...

    ResponderExcluir
  3. Quando quiser falar a respeito, pode contar comigo. Estarei aqui pra ouvir e ser ouvido.

    ResponderExcluir
  4. Querido Kley,
    Sempre fui muito reservada em relação a relacionamentos amorosos. Tenho 22 anos e só beijei 3 caras até agora!! Mas sinceramente não me incomodo com isso! O fato foi que me decepcionei e muito com o meu primeiro namorado- tinha 18 anos- fui traída, humilhada, usada e jogada fora... não pense q estou exagerando. Até que um dia, cansei de sofrer e determinei que o esqueceria. Foi o que eu fiz. ESqueci o cara que me fez tanto mal, mas o medo de amar outra pessoa e a dúvida permanceram em mim... Meses depois reencontrei uma pessoa. De imediato me encantei por ele e ele por mim. Me apaixonei!! Esse foi o problema!! Lembra do MEDO? POis é! Ele ainda existia em mim, medo de ser traída de novo, de ser enganada de novo... Enfim, terminei com ele ao 5 mês de namoro. Já se passou 1 ano e até agora não encontrei uma pessoa como ele p mim... Me sinto mal por isso, por ter jogado fora da minha vida alguem tão especial por causa da interferência negativa de um Ex relacionamento. Mas sei q o mundo gira e se não vou perder a próxima oportunidade de ser feliz, seja com esse cara ou com outra pessoa q ainda não apareceu...

    Bem é isso!
    Obrigada por me permitir compartilhar isso...

    ResponderExcluir
  5. Relacionamento nos dias de hoje é algo bastante complicado. Hoje se está com alguém, amanhã já acabou tudo. Parece que estamos em uma época em que viver muito feliz ao lado da pessoa amada é uma verdadeira loteria. Ou se corre riscos, ou se vive só. E convenhamos, em meio a tantos casos de traições e canalhices que vemos por aí, fica difícil acreditar que um dia dará certo.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, para se ter sucesso na vida é perciso correr riscos mesmo... mas apenas uma observação querido Kley- NOSSA! Você terminou o seu comentário(sua resposta ao meu comentário acima) com um tom negativo, meio desacreditado...
    Obrigada por me responder!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Querida, devo ter me pego em um dia daqueles. No geral eu não perco as esperanças. O mais é acreditar que será possível uma melhora, porém nunca cruzar os braços, mas ir em frente, porque a luta continua e o relógio não pára. Nunca desista de seus ideiais, por mais que a correnteza venha contra você.
    Ame e permita-se ser amada.

    ResponderExcluir
  8. realmente e complicado pois eu acabei meu namoro a um mês, daí tem uns 15 dias que nos encontramos e voltamos com 2 dias ele me ligou e disse que eu num procurasse mas ele sem motivo algum.Sendo que como gosto muito dele liguei várias vezes e ele numca me atendia ate de número ele mudou ta com 2 dias que ele me ligou dizendo que quer me ver...
    Oque devo fazer!

    ResponderExcluir
  9. Acho que você deve esquecê-lo, caso contrário você se tornará o brinquedinho dele. Só o fato dele ter mandando você esquecê-lo, já mostra que ele não vale a pena.
    Querida, deixe que o lado racional se sobressaia ao lado emocional nesse momento. Sei que é difícil, mas uma decisão acertada hoje evita frustrações amargas amanhã.

    ResponderExcluir