Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Histórias de amor sem finais felizes


Mais do que em qualquer outra época, nunca a arte imitou a vida com tanta profundidade quanto os dias atuais em se tratando de finais nada felizes em histórias de amor. Em tempos que os relacionamentos duram apenas questões de dias ou meses, na arte, os relacionamentos são mais intensos e apaixonantes, porém em sua grande maioria acabam mal também. 
Abaixo cito alguns exemplos na literatura e no cinema de obras que não tiveram finais felizes. Se você não é uma pessoa acostumada a ler muito ou assistir a muitos filmes, pode ser que não tenha visto ainda alguns que vou citar como exemplo, apesar de serem livros e filmes bem conhecidos do grande público. Nesse caso eu aconselho então a parar a leitura por aqui a fim de não estragar nenhuma surpresa. Mas se você não se importar com isso, siga em frente.

Na literatura cito os seguintes exemplos:

Dom Casmurro: O amor inatingível entre Bentinho e Capitu dá lugar posteriormente a excessos de ciúmes e desconfianças por parte dele. No final ela morre e ele não parece se abalar com isso.
Inocência: A história de amor entre o médico de fora e Inocência, filha de um fazendeiro, termina com o assassinato do rapaz e o desconsolo da moça, tudo por inveja e ciúmes de um dos empregados.
Romeu e Julieta: Os jovens Romeu e Julieta se amam, mas encontram uma barreira para esse amor quando percebem que a rivalidade entre suas famílias vai além de qualquer coisa. Tudo termina com o suicídio de ambos.
Os Sofrimentos do Jovem Werther: O jovem e aristocrático Werther tem uma paixão avassaladora pela esposa de um amigo. Ao ver que não tem chances, ele planeja seu suicídio a fim de que sua amada tenha uma participação indireta na tragédia.
Eurico, o Presbítero: Eurico pede ao pai de Hermengarda a mão desta em casamento, negado o pedido, este vai lutar nas Cruzadas. Tempos depois ele reencontra seu grande amor, mas acaba morrendo em combate e ela enlouquece.

No cinema, temos como alguns exemplos:

E o Vento Levou: Scarleth O’Hara só vai valorizar o amor que Rhett Butler sente por ela depois de já ser tarde demais. Casados, ele sente o menosprezo dela; quando ela se dá conta de que ele era o amor de sua vida, ele a abandona e vai embora.
Doutor Jivago: o médico Yuri Jivago mesmo estando casado, se apaixona por outra mulher, a bela Lara. Eles têm um caso de amor, mas tudo é interrompido pela guerra da Revolução Russa. Ele morre sem vê-la depois de muito tempo.
Titanic: Jack e Rose se conhecem a bordo do famoso trasatlântico de luxo e iniciam um tórrido romance, mas eles não esperavam que aquele navio estivesse fadado a afundar. Ele morre afogado e ela vai viver sua vida da maneira como ele queria, não desperdiçando as oportunidades.
Ghost – Do Outro Lado da Vida: Sam e Molly vivem juntos e se amam. Um dia ele é assassinado. Ela fica desolada. Ele, mesmo morto, tenta livrá-la do perigo de um falso amigo. No final ele a vê pela última vez e vai embora pra sempre.
Cidade dos Anjos: Um anjo se apaixona por uma mulher que ele tinha como missão ajudar. Ciente de seu amor por ela e vice-versa, ele abdica de tudo para virar humano também para ficar com ela. Mas ela acaba morrendo em um acidente numa estrada. 

Enfim, a vida imita a arte e a arte imita a vida. Mas como dizia o poeta Vinícius de Moraes em seu Soneto do Amor Eterno:

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Um comentário:

  1. Ler isso que você escreveu ao som de canon é arrebatador. Claro que gostei...
    me faz lembrar uma historia, quem sabe um dia te conto!
    Bjoss

    ResponderExcluir