Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Tempos difíceis

Você tem sua vida, não deve nada a ninguém no que diz respeito a ter que dar satisfações, mas vive de uma maneira que fica parecendo que algumas pessoas são donas de você. Amigos, ou ditos amigos lhe apunhala de alguma forma, você se frustra. Vai resolver um pequeno problema com o cartão de crédito ou saldo bancário e se vê num emaranhado de burocracia típico desse país atrasado no qual vivemos. Você percebe que tudo parece uma conspiração pra te deixar pra baixo. É curioso como as coisas nos dias de hoje já não conseguem mais se encaixar: Empregos desfavoráveis, amigos muitas vezes traíras, relacionamentos frustrados, espera de uma felicidade que parece não chegar. Você tenta fazer tudo da maneira correta, mas as pessoas de alguma forma não reconhecem o que você faz. Se você é uma pessoa séria, dizem que você é metido (a), se é uma pessoa brincalhona, dizem que você é bestalhão (a), se você é sério e brincalhão, dizem que você é falso (a). Ou seja, de qualquer forma você estará desagradando. Então, como se comportar em meio à sociedade? Mas você não deve nada a ninguém, “então que se exploda todo mundo”!, Diz você. Mas você não pode morar em um mundo habitado por pessoas que se dizem civilizadas e de alguma forma não se importar com algumas coisas. Então as coisas tomam rumos complicados de se resolver.
Na geração atual vemos muitas pessoas agressivas, incompreensíveis, intolerantes, infiéis, debochadas, violentas, desprezíveis, infiéis, enganadoras, interesseiras, incorretas, julgadoras, etc. Então como viver de maneira correta em meio a tantas víboras? Ou você luta contra tudo isso, se mantém distante dessa corja, ou você acaba se rendendo a tudo isso, e quando você percebe, já está vivendo do modo deles. Claro que ninguém é perfeito, mas como saber que você não está entre essas víboras? Fácil, você lê esse texto e se avalia, faz uma auto-análise de seu caráter e comportamento. Eu particularmente sei que não me encaixo em nada do que escrevi sobre a geração de hoje. Posso dizer que sou decepcionado, frustrado e triste com o mundo atual, e digo até mesmo que não espero grande coisa pro futuro. Não, não estou sendo melancólico ou pessimista, isso é bíblico.
Que pai ou mãe não se preocupa com o futuro que seus filhos viverão daqui pra frente? As preocupações triplicaram: pedofilias, doenças sexualmente transmissíveis, índices alarmantes de violência, álcool propagado e liberado à vontade, uso crescente de drogas, imoralidade aos nossos olhos, enfim, a bestialidade encarnou no modo de vida da humanidade ainda mais do que nos velhos tempos.
Em 2008 houve um terremoto na China que matou milhares de pessoas; um repórter de uma TV estava com o embaixador brasileiro da China ao telefone, ele ao invés de lhe perguntar sobre as medidas a serem tomadas naquele triste acontecimento, espantou pelo menos a mim, quando perguntou:
“Senhor embaixador, os Jogos Olímpicos sofrerão alguma mudança em relação a isso”?
O elemento estava mais preocupado com esporte do que com as milhares de pessoas que tombaram em meio aquela tragédia. Isso nos mostra que a humanidade em certa parcela (obviamente seria injusto colocar como um todo da população) já não se importa com a humanidade, deixando isso em segundo plano em prol de torneios esportivos, diversões, interesses próprios, etc. Nada mais vergonhoso pra raça humana. Depois reclamam que tudo vai de mal a pior.
Diferentemente dos filmes ou livros de ficção científica no qual alienígenas vêm à Terra e destroem o nosso planeta, na vida real o homem é objeto de sua própria destruição. É demagogia falar de paz, nos tempos de hoje. Sair nas ruas pedindo paz é algo banal. Pedir paz pra quem? Pra mim e você que não matamos, roubamos e nem destruímos? Por que se for pedir paz a bandido, sinto muito, mas isso é uma tremenda falta de raciocínio lógico. Bandido já é um sujeito frio, impiedoso. Será que essas pessoas da “paz” acham mesmo que saírem de branco pelas ruas em passeatas, abraçar o estádio do Maracanã ou fazer shows em prol da não-violência fará com que criminosos se comovam com tudo isso e deixem de praticar violências e mortes?
Às vezes eu tento entender como as coisas se tornaram tão ridículas. Por exemplo, a mídia dá tanta ênfase em políticos ladrões e crimes praticados por gente da classe média alta. Sabemos que em nenhum dos dois casos haverá justiça. No fim tudo acabará da melhor forma, para os réus é claro. Quem acredita que aquele casal que jogou a criança de um dos andares do prédio em que morava, ficarão de fato presos por muito tempo? A hipocrisia tomou conta do circo e não tem como se esperar mais nada de bom.
Num país onde um governante promete que a fome seria extinta, crianças índias lieralmente morrem de fome no estado do Norte. Então devemos mesmo acreditar nos políticos e politicagens que comandam esse país? Nunca.
Aqui tudo vira-se rei de tudo: dos baixinhos, do futebol, da jovem-guarda. Se isso de fato fizesse um pingo de diferença, seria até bom, não acha?
Quem nesse mundo cai em ganâncias, correndo atrás de prosperidades financeiras a todo custo, se mostra o mais coitado dos seres humanos. A História nos mostra que a busca excessiva por riquezas materiais só trazem conseqüências amargas. Logicamente todas as pessoas devem correr atrás de melhoras, de uma vida melhor, mas nunca colocar isso como uma meta obsessiva de vida. Porque se assim for, estará na verdade perdendo tudo ao seu redor.
O ser humano (mais uma vez não generalizo) sodomizou tanto esse mundo, o transformando numa moradia de perversões sexuais, torpezas e malignidades, que estão sofrendo o efeito “bate e volta”. Tudo que se faz de mal tem um retorno. Pessoas boas sofrem? Claro, e muito. Mas pessoas más sofrem muito mais. Cada ação tem uma reação. A justiça pra essas pessoas perversas e impiedosas não vêm das mãos de homens, mas das mãos de Deus.
Está tudo muito ruim? Com certeza está, dizer que não seria fechar os olhos e não enxergar que tudo está longe de se ter solução.
Se você que está passando por problemas sérios, mas não se vende ao que é podre, espere que tudo se resolverá pelas mãos de Deus (não dos homens). De resto, não acredite que felicidade virá sobre formas de promessas de homens, numa pessoa amada, num curso superior dos seus sonhos, num grande emprego, naquela viagem tão desejada...

2 comentários:

  1. Nossa... você escreveu tudo que eu penso!
    isso é a mais pura realidade
    infelizmente o mundo é isso aí... o que é uma pena!
    espero viver para ver que tudo vai mudar!

    ResponderExcluir
  2. Isso que é um texto totalmente excelente!
    Nada disso aí é mentira e tbm não há o que fazer,eles só pensam neles proprios,em conquistar coisas pra si pisando nos outros,não há sentimento bom.
    E qto a agradar aos outros
    Caramba!! É assim que funciona!
    Eu era assim há uns 2 anos...queria parecer com a maioria,mas hoje sou bem mais eu!
    E gosto mto de ser quem sou,independente se achem ruim o que gosto.Podem falar aí,ainda vou me importar um pouco.Mas eu acho que outra coisa que desapareceu bastante nesse mar d ruindade e que deveria ser salvo era o Respeito

    ResponderExcluir