Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Um vício maldito chamado bebida alcoólica

Certa vez, quando eu tomava muito café (hoje não tomo mais, ficando apenas com chás, sucos, refrigerantes...) um grupo freqüentador de bar me disse na pensão onde estávamos que, o café era tão prejudicial à saúde quanto a bebida alcoólica. Eu lhes respondi o seguinte: Vocês já ouviram dizer que houve uma briga porque alguém tomou café? Alguém já chegou altas horas da noite espancando esposa e filhos porque tomou café? Alguém já bateu ou virou o carro porque tomou café?
Isso só serve pra mostrar que as pessoas procuram de qualquer modo mentir pra si próprias, se enganarem em prol de seus próprios prazeres. O álcool em alguns países é o maior causador de mortes no trânsito, ou seja, o álcool é de grande modo uma destruidora de vidas, uma verdadeira praga na vida das pessoas. Mas, aí entramos em uma questão lógica: o mal não é o revólver, mas sim quem o usa. Daí o mesmo acontece com a bebida alcoólica: Se ela está quieta, não fará mal a ninguém, mas o mal quem faz é quem a ingere. Várias vezes analisando, cheguei à conclusão de que não existe nada mais inútil nessa vida do que bar. Pra que serve mesmo um bar? É uma inutilidade tão grande que, só não percebe quem está ali gerando altos lucros pros donos desses estabelecimentos. Já vi donos de bares ficarem ricos à custa da ignorância de pessoas que jogam suas vidas na sarjeta, achando que estão com tudo. Mas ninguém é inocente nesse mundo, e se estão estragando suas vidas nesses vícios, problema de quem o faz. Só fico sentido quando vejo crianças jogadas pelas ruas, pedindo o que comer, enquanto os pais ficam em bares se embriagando. Fico pensando o que leva mulheres a tolerarem maridos ou namorados alcoólatras e violentos. Há mulheres que, além de serem espancadas pelo marido, ainda deixam que os filhos sofram o mesmo tipo de violência e humilhação. Um dia eu vi uma mulher bem elegante caminhando com alguém que, se não era o marido, era o namorado. Ela ficava o tempo todo levantando o sujeito que estava andando de quatro como um animal, de tão bêbado que estava (Sim, a bebida faz um ser humano a se equiparar a um animal, como se estivesse andando de quatro patas). Ela, em vez de se valorizar, arrumar uma pessoa decente, ficava era se envergonhando, numa situação ridícula, segurando o elemento que caía a todo momento. Mas quem está errado nessa história? Claro que é ela, pois, no caso do companheiro dela, ele não está nem aí, pois arrumou uma tola que a leve pra casa quando ele se enfia na cachaçada. Creio que, uma mulher de firmeza, não apanha duas vezes de um sujeito embriagado (ou não embriagado), pois ela deve tomar uma posição de não permanecer mais com ele caso aconteça novamente e até mesmo denunciá-lo por agressão física. Claro que, cada caso é um caso, havendo mulheres que sofrem ameaças dos maridos caso essas os delatem ou os abandonem, mesmo assim, uma providência precisa ser tomada.
A bebida alcoólica nunca edificou ninguém a nada (exceto donos de bares e donos de fabricantes de bebidas), servindo apenas pra levar à desunião entre familiares e amigos e até mesmo causando problemas de saúde que pode levar à morte. Certa vez um homem com cirrose hepática, internado em um hospital, me disse que a cirrose é algo tão terrível, que ele só foi saber que havia adquirido essa doença quando já estava com os pulmões acabados. Todo mal é assim, vem de modo silencioso, à espreita, laçando suas vítimas e as levando a um abismo sem fim.
Algumas pessoas acham que estarem em bares é sinal de status. Status de que mesmo?
Uns dizem: "Beber às vezes faz bem" É mesmo? Nossa, eu não sabia que veneno faz algum bem.
Quantas infidelidades já não aconteceram por causa desses ditos “barzinhos”? Muita violência já foi originada desses estabelecimentos. Uma amiga me disse esses dias que seu ex-namorado a trocava por “amigos de barzinhos” nos fins de semana. Isso parece ocorrer à demasia. Cabe às mulheres começarem a se darem valor e não aceitarem essa situação. Mas como algumas pessoas dizem: “O gosto pelo o que é errado é o que mais atrai”, então sofram as conseqüências as que persistirem no erro.
Graças a Deus não estou aqui escrevendo tudo isso por já ter passado pelo tormento da bebida, até mesmo porque eu nunca toquei uma gota de bebida alcoólica em minha boca, e garanto que nunca tive curiosidade em provar de tamanha porcaria, mas escrevo porque já convivi em pensionatos com pessoas que bebem em demasia; e acaba sendo ruim pra ambos os lados, pois todos de alguma maneira acabam sendo afetados.
Enfim, a bebida alcoólica só carrega desgraça na vida de quem corre atrás dela. Como as histórias das sereias que atraiam com seus cantos os homens em seus barcos. Esses homens velejavam cegamente até elas, aí espatifavam nas pedras até morrerem todos. Com a bebida é parecido, onde atrai com a “beleza” dos comerciais de TV cheios de mulheres bonitas e sensuais, mas que no fundo, como na mitologia das sereias, está chamando é para a morte.

Um comentário:

  1. Pois é, ainda que o álcool seja uma droga lícita, ele é capaz de arruinar vidas como as drogas ilícitas fazem.

    ResponderExcluir