Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

X-Men - Dias de um Futuro Esquecido




Em um futuro não definido, o grupo de mutantes chamados X-Men, sofrerá a mais impiedosa perseguição de suas vidas. Mas não serão apenas eles as maiores vítimas, mas todos os mutantes e consequentemente a raça humana também. Depois de ter acontecido algo muito sério no futuro, uma espécie de invasão de umas máquinas de guerras robotizadas, o futuro se torna um caos. Frente a isso, o que restou do grupo tenta uma resistência e manda ao passado a integrante Kitty Pride a fim de que esta possa avisar a eles mesmos no tempo presente e assim consequentemente, eles fazerem de tudo para impedirem a catástrofe.
No futuro, os mutantes serão caçados, aqueles que não morrerem em combate serão presos e mantidos em campos de isolamento (uma clara alusão aos Campos de Concentração mantidos durante a Segunda Guerra Mundial). Em 2018, antes que os robôs gigantes chamados Sentinelas acabem de vez com o que sobrou da humanidade, um pequeno grupo dos mutantes ainda vivos conta com a ajuda da Kitty no ano de 1981 (ano de publicação da história). Os mutantes do presente a princípio relutam em aceitar essa história absurda, mas aos poucos vão se dando conta de que é tudo verdade.
Então vemos duas épocas se integrarem em uma única história: no presente os X-men lutam contra a irmandade de mutantes para terem sucesso na missão de mudarem seus destinos, e no futuro eles vão sendo perseguidos e mortos pelos Sentinelas.
Essa história em quadrinhos foi criada em 1981, por Chris Clareamont (roteiro), John Byrne (co-roteiro e desenhos) e Terry Austin (arte-final), e com o passar do tempo se tornou juntamente com a saga Fênix Negra as duas melhores histórias dos X-Men. É de fato um belo trabalho, tendo influenciado de certa forma o diretor James Cameron a fazer o seu O Exterminador do Futuro. Repare nas semelhanças entre essa história dos mutantes e o filme de Cameron. Muitos outros filmes, HQs e séries de TV beberam da fonte dessa saga apocalíptica e hoje é uma grande referência no meio artístico.
Dias de um Futuro Esquecido é um ótimo material pra curiosos e novos leitores que querem conhecer o que há de melhor na fase de ouro dos super-heróis da Marvel. Quase 30 anos depois de sua publicação, ainda continua bastante atual.

Um comentário:

  1. Você como sempre um mestre nessa arte de falar sobre determinados assuntos, filmes então...
    kk
    Eu gosto de X-man. Assisti muito, pena que agora tá meio dificil... eu queria ler os quadrinhos...
    bjossss

    ResponderExcluir