Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O ciúme entre homens e mulheres

No livro máximo de Machado de Assis, Dom casmurro, o personagem principal Bentinho é apaixonado pela bela Capitu, eles se casam e após o casamento, seu até então disfarçado ciúme por ela vai se tornando algo maior do que ele poderia imaginar. O ciúme de Bentinho ultrapassa todo e qualquer limite da razão, fazendo com que ele perca seu grande amor e seu próprio filho. Há mais de 400 anos, William Shakespeare já mostrava as conseqüências do ciúme, quando seu personagem Otelo se deixa levar pelas enganações do subordinado Iago, quando este diz que a esposa de Otelo o está traindo, levando tudo à tragédia. Iago define o ciúme com essas palavras, se dirigindo a Otelo:
"Acautelai-vos senhor, do ciúme; é um monstro de olhos verdes,
que zomba do alimento de que vive. Vive feliz o esposo que,
enganado, mas ciente do que passa, não dedica nenhum afeto a
quem lhe causa o ultraje. Mas que minutos infernais não conta quem adora e duvida, quem suspeitas contínuas alimenta e ama deveras!"

Há aí uma espécie de provocação, Iago dizendo a Otelo que a esposa deste o trai, mas que há de se viver em conformidade com tal situação, e ao mesmo tempo sugerindo-lhe que alguma atitude deva ser tomada, causando neste uma confusão mental, como o próprio ciúme é capaz de fazer.
O que é o ciúme? Prova de que se ama de verdade? Zelo? Insegurança? Apego obsessivo? Inferioridade?
Quase todos os relacionamentos que chegam ao fim, o resultado da causa é o ciúme. O ciúme está mais presente naqueles momentos em que tudo não está um mar de rosas como se desejaria. Um dos lados imagina que seu companheiro (a) está indiferente porque há uma terceira pessoa envolvida. Mas como saber sem acusar ou julgar? A forma ideal seria imaginar que algo está acontecendo? Quando alguém flagra a outra pessoa no ato de traição, sem necessariamente precisar ser no ato extremo que seria o ato sexual, mas flagras de um beijo além do compreensível, um encontro nada casual com alguém que não seja você. Veja, coloquei como “um encontro nada casual”, isso significa encontro às escuras. Uma forma de seu companheiro (a) começar a olhar pro sexo oposto de maneira interesseira. Isso seria motivo de ciúme a meu ver, exceto se você pretende dividir a pessoa amada com outro (a). Mas, e quando nada se prova ou se comprova? Quando você apenas especula, imagina, mas não viu, não tem certeza, apenas sugere que algo está acontecendo, se baseando em atitudes diferentes, mas que não se relacionem propriamente a terceiros. É certo que, se você já não confiava na pessoa amada, mas de alguma forma quis ficar com ela (você já foi traído por aquela pessoa antes, ou aquela pessoa já te deu motivos de que não é de confiança), o fantasma da inquietude vai te dominar sempre. Esse é um fator básico a se analisar. Uma pessoa que de alguma forma aprontava no passado, mesmo que hoje mude e venha a tentar uma nova (e melhor) vida, de alguma forma será estigmatizada pelo próprio passado, não tem como escapar disso.
Em alguns casos, homens e mulheres que ciúmam demais, usam esse artifício pra esconder a própria infidelidade. Alguns homens ciúmam da mulher até mesmo quando ela fala bem de um ator da novela, mas eles por fora se escondem por trás disso pra saírem com outras. Em outras palavras, é quase igual a casos em que homens dão muitos presentes às suas esposas, agradam elas de todas as maneiras, não deixando brecha pra que elas percebam que aquilo é um truque pra eles esconderem a própria infidelidade.
Falamos sobre o ciúme demais, agora vamos falar sobre o ciúme de menos. Não digo que deva haver ciúme em um relacionamento, mas se, uma mulher sair com um shortinho curto e ficar sentada na porta de sua casa, em frente a vários homens, e seu marido achar aquilo normal, algo estranho ocorre ali. Da mesma forma que uma mulher de forma alguma acharia comum seu namorado (ou marido) ficar se exibindo pra várias mulheres. Talvez o ciúme de menos também queira significar uma forma de infidelidade. Digo talvez, pois em se tratando de sentimentos, tudo é muito relativo.
O ciúme é algo muito complexo e também muito relativo, vem de vários fatores:
Insegurança: Você não se garante, acha que não é capaz de agradar a pessoa amada e sempre arruma obstáculos.
Inferioridade: Você acha que a pessoa amada está de olho em outro (a) que seja mais bonita, mais forte, mais inteligente, mais atraente, mais popular.
Falta de amor próprio: o ciúme pode significar que você não se valoriza. Talvez você espere tanto da outra pessoa, e se esquece de esperar mais de você mesmo.
Infância e adolescência mal resolvidas: timidez demais leva a alguém a formar seu próprio mundo, a se fechar para as pessoas, daí tudo que essa pessoa tem, ela não quer de forma alguma dividir, emprestar, dar. Seja um livro, um CD, ou qualquer outra coisa. Posteriormente num relacionamento, esse apego se transforma em ciúme, quando essa pessoa acha que amigos querem tomar a pessoa amada de alguma forma e vê paranóia em tudo.
Não se tira o ciúme na vida de uma pessoa, isso não desaparece. O que pode acontecer é, com o tempo ir controlando isso e não deixar que prejudique um relacionamento como fazia antes. Suponhamos que você é uma pessoa maravilhosa, porém é muito ciumento (a), aos poucos você será trocado (a) por outra pessoa que não chega aos pés da pessoa que você é, tudo isso porque de alguma forma a outra pessoa se cansou de ser sufocada. Então, mostre que pode haver solução nessa questão em sua vida. Não perca seu grande amor por causa do ciúme, mostre a ele (a) que você tem grandes qualidades que não se acham em qualquer pessoa por aí, deixe que isso sim se sobressaia em você. Mostre seu potencial, seu romantismo, tudo de bom que há em você e procure ser mais feliz. Confesso que sou ciumento, mas tenho procurado mudar isso em mim e não repetir os mesmos erros.


Uma definição de ciúme doentio:


Uma mulher era tão ciumenta que, ao sair abraçada com o marido, beliscava a própria mão pra ter certeza de que era ela mesma que o abraçava.

2 comentários:

  1. Existem varios tipos de ciúmes, mas esse doentio é o pior. Eu tenho ciúmes! na verdade resume-se a "medo de perder" algo ou alguem de que amo. Nada grave é claro. O remedio é confiança, confio que sou capaz de possuir e faço por merecer!
    Bjoss!!!
    Post interessante, kley.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a Biblia,o ciume não faz parte do amor,pois quem ama confia na pessoa e sempre vai acreditar no que ela diz.
    Sei lá,não tenho mto a dizer,já que ele só citou ciumes nesse tipo de relacionamento!
    Pra mim,a única pessoa que ama a gente de verdade é a nossa mãe!

    ResponderExcluir