Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Saga Crepúsculo: Filmes só para fãs



Nem tudo que faz sucesso por aí é sinal de qualidade. Vejam por exemplo o Big Brother, onde até mesmo muitos que gostam falam que não presta, que é só escapismo mesmo, uma bobagem na falta de coisas melhores. Assim como na TV e em outras mídias e artes, Hollywood não é diferente. As terceiras partes de Piratas do Caribe e Shrek são uma negação e fizeram uma montanha de dinheiro. Bobagens como A Bruxa de Blair rendem uma fortuna. Há inúmeros exemplos de filmes irregulares que fazem o maior sucesso (Enquanto filmes como Amnésia e Desejo e Reparação são praticamente esquecidos pelo grande público). O maior exemplo de injusto sucesso de Hollywood nos dias de hoje é a Saga Crepúsculo, que até agora tem dois filmes: Crepúsculo (2008) e Lua Nova (2009). São dois de uma quadrilogia. A terceira parte Eclipse está prevista pra ser lançada aqui no Brasil no próximo dia 30 de junho, e a quarta parte Amanhecer provavelmente virá no próximo ano. Vamos falar um pouco sobre os dois primeiros já lançados:
Crepúsculo: Dirigido em 2008 por Catherine Hardwicke (Uma diretora de pouca expressão). É um filme que fala do envolvimento de uma jovem recém-chegada a uma pequena cidade com uma famílçia de vampiros. A moça logo inicia um romance com um deles, um rapaz que se isola de todos no colégio. A sinopse é bem água-com-açúcar, mas poderia render uma boa história, mas não é isso que acontece. Simplesmente há uma sucessão de draminhas e romances que não chegam a lugar algum. É impressionante como tudo é altamente sem graça e sem clima ou clímax. A protagonista é feita por Kristen Stewart, que fez O Quarto do Pânico (2002, dirigido por David Fincher), na qual era a filha de Jodie Foster, mas cresceu e não virou uma boa atriz. O galã é feito por outro ator sem graça chamado Robert Pattinson (que usa um pó branco no rosto, lhe deixando com um jeito afeminado).
Lua Nova: Mudando a regra de que um filme que faz sucesso é mantido o mesmo diretor, dessa vez a direção fica a cargo de Chris Weitz, que dirigiu um filme irregular em 2007 chamado A Bússola de Ouro, que hoje é mais lembrado por ter tirado injustamente o Oscar de efeitos visuais de Transformers. Lua Nova não melhora em nada no que já era ruim, ou seja, continuam as mesmas falhas do filme anterior, só que o namorado da mocinha aparece pouco, dando lugar a um índio que se transforma em lobisomem, feito por Taylor Lautner de As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl em 3-D (2005). Aliás, Lautner e Anna Kendrick (a amiga da protagonista) são os melhores atores dessa série entre os mais jovens, mas mesmo assim não conseguem salvar o filme da monotonia. Como bem observou um crítico, é um filme onde vampiros não mordem ninguém e os lobisomens se parecem com bichos de pelúcia. Michael Sheen e Dakota Fanning entram na história pra tentar salvar alguma coisa, mas de fato o filme se arrasta e não funciona mesmo.
O casal central é muito fraco. Faltam emoção e momentos mais acelerados à história. Esses filmes são baseados na série de livros escritos pela americana Stephenie Meyer, sendo mais uma febre literária (veja o caso de Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e Percy Jackson). Esse é o mais inferior de todos e o mais precário em realização. Seus efeitos especiais nunca convencem, tudo parece feito às pressas. Pra uma série que rende tanto dinheiro (Os dois primeiros já renderam mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo), podia-se ao menos caprichar um pouco mais na produção.
Os adolescentes lotam os cinemas pra ver “rostinhos bonitos” sem nem se importarem com qualidade. Na verdade, é mesmo filme pra fãs, que não enxergam os inúmeros defeitos de uma saga pobre e descartável. Quem procura por um cinema mais inteligente não vai embarcar nessa saga “vampiresca”.

Nota: 2 de 5

2 comentários:

  1. Isso aí, Kley. Agradando a todos! =D

    o/

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog, depois passa lá no meu...
    já to participando do seu, adoraria se vc participasse do meu. OBG. o link para vc:

    http://edwardcullenasagacrepusculo.blogspot.com/

    ResponderExcluir