Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

terça-feira, 25 de maio de 2010

No amor entre homens e mulheres ninguém é insubstituível

Há poucos meses um psicólogo dizia numa reportagem, que, após o término de um relacionamento, ao contrário do que muita gente imagina, a outra pessoa é sim substituível. Explicarei melhor pra quem não tenha entendido: Uma mulher termina um relacionamento com um homem, ele em sua mente fica imaginando que ela é única, que não vai conseguir achar outra mulher à altura ou até melhor do que a que o dispensou. Isso enraíza no seu coração e mente, fazendo parecer que o mundo se torna pequeno demais pra ele, ou para ela caso seja o contrário. Mas de fato o amor prega peças no ser humano, cola uma idéia de exclusividade. Mas se analisarmos racionalmente faz mesmo sentido a explicação do psicólogo. O amor é ocasional, você conhece uma pessoa numa lanchonete, numa festa, num ônibus, na net, numa reunião, numa igreja, num encontro entre amigos, enfim, de alguma maneira você não foi ao Nepal ou outro lugar do outro lado do mundo conhecer exclusivamente uma pessoa, ela sim apareceu de alguma forma sem que você ficasse esperando por ela há anos. Um exemplo: Digamos que você conheceu a pessoa no ônibus, sentada ao seu lado, papo vai papo vem, antes da descida no seu ponto, você conseguiu o número do celular dela e aí tudo vai se encaminhando pra algo construtivo. Voltemos no tempo e imaginemos que você acabou perdendo aquele ônibus, você pega o que vem em seguida, e ao seu lado não senta ninguém, ou senta qualquer outra pessoa. Você vai pra casa sem ter pra quem ligar. É como o seguinte: Você passou no vestibular e vai estudar e se formar em alguns anos ou você perdeu no vestibular, agora é esperar o próximo. No relacionamento, você perdeu a chance de conhecer aquela determinada pessoa, isso não altera nada, pois não se perde o que não foi conquistado.
Quem já não teve vontade de se beliscar quando lembra que sofreu tanto por uma pessoa no passado, e hoje aquela mesma pessoa não significa mais nada. No momento de um término, você fica imaginando de tudo: os momentos agradáveis passados juntos, os planos para o futuro, a torcida dos amigos e familiares por vocês dois. De fato, quando um casal que se ama estão juntos, não restam dúvidas de que tudo deve ser mantido assim, na maior união, e se acabou, mas ainda há como voltar, isso é ótimo. Mas, se uma das partes não quer de forma alguma, cabe ao outro se conformar e partir pra próxima.
Claro que, quando se fala de amor, o emocional fala mais alto. Como diz uma canção: O coração tem razão que o próprio coração desconhece. Então, a pessoa que ama fica iludido, se martirizando, achando que não vai encontrar mais ninguém que goste dela como a anterior. E nesses momentos de solidão, qualquer coisa lhe acende a lembrança da pessoa amada: uma música, um lugar, um filme, uma viagem...
Um amigo meu sempre diz: Sou fácil de gostar, mas fácil de desgostar também. Outros já não têm essa facilidade em esquecer. Há pessoas que, ao término de um relacionamento, não passam de uma semana, um mês, e já arrumam outra pessoa pra substituir a anterior. Outros demoram tempo, amargurados, perdidos em dúvidas que faz pensar coisas do tipo: Se eu arrumar alguém, perco a chance dele (a) voltar pra mim. E assim, passa meses e até anos sem ninguém, no sofrimento. Aquela pessoa que é ou foi tão importante pra você, é apenas mais um rosto na imensa multidão para a maioria das pessoas. Infelizmente, a mente humana é cheia de fraquezas, não compreende o sentido lógico da vida quando está apaixonado, não percebe que ninguém é insubstituível. Se você tem seu grande amor ao seu lado, faça todo o possível para segurá-lo (a) e procure retribuir todos os carinhos e amor. Mas, se acabou e não tem retorno, não há mais nada a fazer. Sei que não é fácil quando se vive uma situação de término de um relacionamento, não é fácil pra quem saiu disso contra a própria vontade, pois quem tratou de terminar não vai estar se importando com nada. Não pense que vai estar se importando com seus sentimentos, porque não vai mesmo. Enquanto você fica na amargura, ela ou ela está por aí com alguém nem se lembrando mais que você existe. Então, porque você vai ficar se desvalorizando? Deixar de comer direito, de dormir, de sair pra conhecer novas pessoas. Quem está vivendo a situação de amar e não ser mais correspondido vai dizer que falar é fácil. Mas pra quem já passou por isso e hoje deu a volta por cima, vai saber exatamente que ninguém é insubstituível em relação ao amor entre homem e mulher.

2 comentários:

  1. É isso aí, Kley! Como dizem "a fila anda", não que a pessoa que aparecer vá substituir a anterior, mas é uma nova experiência e nós temos essa capacidade de esquecer o que passou e seguirmos em frente vivendo novas emoções.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amar de verdade e perder esse alguém deixa um vazio que não pode ser preenchido por mais ninguém. Não que se deixe de viver novas emoções, outros amores, com intensidade até, mas fica sempre faltando algo, uma sensação de incompleto... Quem diz conseguir ter deixado de amar, na verdade, nunca amou de verdade.

    ResponderExcluir