Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Homens que batem, traem e mentem

Há alguns anos quando fui trabalhar em uma cidade aqui na Bahia, fiquei hospedado em uma pensão. Lá, a dona do estabelecimento morava com o companheiro e dormiam em um quarto perto do meu. Essa mulher apanhava quase todos os dias desse homem. Sempre que a surra era das piores, no outro dia ela aparecia usando óculos de sol. O sujeito era alcoólatra assumido. Como sou alguém que vive questionando as coisas, pensava pra mim mesmo como aquilo terminaria. Depois do trabalho finalizado, fui embora dali e não soube mais notícias daquele povo. Sabe-se lá o que terá acontecido.
Daí vem a pergunta: em casos assim, quem é o pior, o homem que bate ou a mulher que se sujeita a apanhar? Homens que batem em mulheres já são podres de natureza, são “machões” descarados que, procuram descarregar suas frustrações (todo bêbado é frustrado) em suas esposas. Sendo assim, não caberia a essas mulheres se saírem desses tipos de elementos? Mas como pra tudo se tem uma desculpa, muitas delas dizem que é por medo de que eles possam matá-las (nesse caso, o problema é mais delicado, ainda que solucionável), outras dizem que é porque teriam que abandonar a casa e assim não teriam pra onde ir. Algumas “Amélias” se tornam tão independentes de seus maridos, que não sabem dar um passo a frente sem eles.
Há homens (pode-se chamar de homens?) que colocam fogo em suas casas na intenção de matar mulher e filhos, e depois saem dessa impunemente, como se nada tivesse acontecido. A mulher o aceita de volta (esse tipo de mulher acaba sendo pior do que seus agressores), e ficam dizendo pra todo mundo que eles mudaram. Mentira, não mudam nada, pelo contrário, fingem que mudaram, pra depois voltarem ainda piores, mais violentos. Uma amiga minha que estuda psicologia me disse que não há mudança nesses casos, que eles inventam “melhora de comportamento” pra não serem punidos, mas na verdade estão prontos pra atacar novamente, esperando apenas o momento certo pra isso.
Será que é mesmo verdade que existem mulheres que gostam de apanhar? Eu particularmente me recuso a acreditar nisso, ainda que, em se tratando de seres humanos, tudo é possível. 
Vale muito mais morar em um barraco, mas tendo sossego e paz, do que morar em uma casa toda confortável, mas que impera ali a violência e o sofrimento. Não permita que seus filhos crescam em lares conflituosos, para que no futuro eles não se tornem pessoas traumatizadas e até mesmo violentas. 
Conheci uma mulher que me disse ter apanhado do marido por mais de dez anos, depois foi que tomou a decisão de largá-lo. Hoje não quer vê-lo nem pintado de ouro. Mas a atitude dela não foi tarde? Poderia ter tomado essa atitude na primeira vez que o canalha lhe agredisse. Cada “Maria da Penha” sabe o inferno que passa com seu marido, e sabe que não é fácil tomar uma atitude radical pra mudar a situação em que vive. Mas uma coisa é certa: ou procuram cair fora desses monstros, ou morrerão nas mãos deles.
Acho graça quando vejo alguns homens que engrossam a voz para parecerem mais “machos”, a fim de impressionarem suas esposas ou namoradas. Desconfio que esses “machões” vestem às escondidas a calcinha de suas mulheres à noite. Esses mesmos sujeitos são os que mais traem suas mulheres, inventam mil e uma desculpas, dizem que estão fazendo hora extra no trabalho, ou que foram visitar um “amigo”, etc. Se seu marido saiu pra pescar, certifique-se que na volta, o peixe que ele trouxe foi realmente pescado, ao invés de ter sido comprado (!!!)
Mas há mulheres que parecem não se dar valor, se humilham, deixando-se levar por conversas fiadas de seus maridos/namorados. Estes lhes prometem que não irão mais traí-las ou agredí-las. Só mesmo rir pra não chorar.
Um dia desses eu estava saindo de uma palestra às 10:00 da noite, quando vi duas mulheres esperando o ônibus em um ponto, as duas em conversa diziam que esperavam seus maridos irem buscá-las, mas ambos lhes ligaram, dizendo que estavam jogando bola (?!) e não poderiam chegar a tempo, então lhes sugeriram que fossem pra casa de transporte coletivo. Uma delas estava segurando um capacete. O que acho interessante é que para a maioria das mulheres, homens assim é que têm valor, são esses que prestam.
Admiro muito mulheres que se posicionam, que preferem ficar só em vez de arrumar qualquer elemento canalha apenas pra acabar com a solidão. Tenho amigas que não se deixam levar por conversinhas “doces”, essas sabem discernir quem é quem.
Há casos impressionantes de mulheres que ficam noivas por mais de dez anos e durante esse tempo vivem bem com seus noivos, mas depois que se casam, descobrem que esses homens tinham a façanha do ótimo fingimento, e daí o casamento acaba não durando nem um ano.
Mulheres, procurem se valorizar, não se enganem por aparências ou conversinhas de príncipe encantado. Antes de amar alguém, procure amar a si própria, só assim você terá visão pra enxergar o que pode vir pela frente. O que tem muito por aí são homens violentos, traiçoeiros, enganadores, mentirosos e traidores. 


5 comentários:

  1. É isso ai, Kley! Abaixo esses homens covardes! Mulheres são pra serem respeitadas!

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com muitas coisas que disseste, mas porque ao saberes das agressoes da mulher onde viveste, porque nao fizeste nada??? Quem sabe que algo nao esta bem e nao faz nada para o contraria, nao sera como o marido que lhe batia? Uma simples denuncia a policia, nao seria suficiente?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, você acha mesmo que a polícia não sabia disso? Essa mulher que apanhava recebia delegados na pensão dela, pessoas que precisavam apenas que ela dissesse: "prendam ele", e pronto, tudo resolvido. Mas infelizmente ela era mais um desses casos no qual "gostava" do agressor. O que eu e as outras dezenas de pessoas que estavam hospedados ali podíamos fazer? o máximo que iria acontecer era a gente delatar tudo aquilo e no final sairmos de ruim nisso, enquanto os "pombinhos" ficariam lá numa boa. Resolver esse tipo de situação quando a própria vítima parece não se importar, é mais complexo do que possa parecer.

    ResponderExcluir
  4. Eles batem porque gostam de bater e muita vezes as mulheres apanham, se calam para não dificultar mais o relacionamento. Eu já apanhei e me calei. Apanhar é humilhante, mas eles acham que isso não é problema. Apanhei algumas vezes e nunca comentei. Curti as agressões sozinha. Hoje ainda tenho muito medo de ser espancada por ele.

    ResponderExcluir
  5. É triste. Apanhar de uma pessoa que voce espera amor, carinho e proteçao é humilhante. Os sujeitos pedem desculpa, ficam doces e ate choram se preciso for dizendo que não irá mais acontecer. Eles acabam com a auto estima da mulher, gente assim nao merece amor, apenas desprezo.

    ResponderExcluir