Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gente que "véve" falando e escrevendo errado


O país em que moramos nos oferece sujeiras políticas, injustiças sociais, marketeiros sem piedade, mentiras sociais e mais um montão de coisas que só ajudam a piorar ainda mais um país em que muitos teimam em dizer que está indo bem. Sem nos deixarmos cair nos contos de mentirosos, podemos ver que há muito a se fazer nesse país para que se possa dizer que ainda há esperança de se tornar um bom lugar para se viver. A educação é um desses elementos que precisa ser posto em xeque, ou seja, precisa ser melhorado drasticamente. Nunca se viu um povo que, em sua grande maioria tem o (péssimo) hábito de falar e escrever errado, aliás, não é hábito, é a maneira como acham mesmo que deve ser falado e escrito. Não creio que alguém fale ou escreva errado porque quer.
De quem é a culpa de tamanha ignorância educacional? Seria dos professores? Não, não é culpa dos professores. Se há um mal aprimoramento na educação no Brasil, a culpa não é dos que são pagos pra ensinar. Estes em sua quase totalidade se empenham em passar os ensinamentos, mas à medida que o tempo passa, muitos alunos não têm se interessado em aprender, chegando ao ponto de verem no professor, um inimigo.
Você ouvir dizer que um lavrador ou cortador de cana não sabe ler e escrever, é claramente compreensível, mas saber que alguém que mora em uma cidade não sabe nem mesmo escrever o próprio nome é um absurdo. Conheço pais de família que não sabem ler ou escrever. Esses mesmos pais têm filhos cursando o segundo grau. Daí pode-se afirmar que isso é antes de tudo desleixo e muita preguiça. Temos escolas de sobra que alfabetizam, e essas pessoas analfabetas também podem pedir ajuda aos filhos ou vizinhos para que ao menos aprendam a escrever o próprio nome. Porém, piores do que esses que se acomodam e são analfabetos de tudo, são aqueles que estudam e parece não aprender muita coisa. E o pior de tudo é que, quem lê e escreve errado, consequentemente irá falar errado também, não tem jeito. Em se tratando de escrever e falar, há erros e há erros imperdoáveis. Uma coisa é você escrever algo no MSN, sem a mínima preocupação ou tempo em deixar tudo de forma certinha em relação à ortografia, outra coisa é você escrever errado, sem a consciência de que está errado. Fico pensando na BURRICE de quem escreve na NET, seja em páginas sociais como Orkut, Facebook e Twitter e nem ao menos verificam no Google em caso de dúvida, se a palavra ali escrita está certa ou errada. Eu sempre procurei errar o menos possível no que eu escrevo,  posso até errar concordâncias das palavras, etc., mas procuro escrever uma palavra de forma correta. Livros e filmes legendados me ajudaram bastante. Obviamente posso cometer erros ortográficos como quaisquer outras pessoas, mas me lamentaria grandemente se cometesse erros grosseiros como os que eu vejo em muitos Orkuts, placas e blogs por aí. A ignorância cultural desse país é muito grande, chega a ser assustador. Mas o que se pode esperar de um povo que em sua grande maioria é alienado por novelas, Big Brother e filmes enlatados e vazios de vampiros adolescentes? O poeta Mario Quintana dizia: “O maior analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não lê”. Quem não lê fica emburrecido, escreve errado e fala muito mal.
Há palavras super complicadas que, realmente confundem na hora de serem escritas, mas há palavras fáceis demais que se tornam um desastre nas mãos de muitas pessoas. Ler, escrever e falar corretamente não tem raiz em estudos de nível superior ou coisa do tipo, vem do interesse de cada um em aprender. Se você faz parte do grupo dos “ignorantes sociais”, não PASSE vergonha, e sim, TOME vergonha e vá ler um bom livro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário