Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Preconceito - Pense bem antes de falar o que não deve

Essa semana, uma estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia teve sua vida arruinada em questão de segundos e por causa de 140 palavras aproximadamente que ela escreveu em seu Twitter. A estudante de iniciais M. P. (não estou aqui pra incitar o ódio contra essa pessoa, por isso não colocarei seu nome completo aqui) foi super infeliz quando resolveu postar em seu microblog a seguinte frase: Faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado”. Em pouquíssimo tempo isso se espalhou pela NET, causando uma tremenda dor de cabeça pra essa estudante. Acusada de racismo, ou xenofobia (aversão por outros povos), M. P. vai ser processada por racismo pelo Ministério Público. Isso se deve pelo fato de milhares de pessoas terem se manifestado contra a atitude da estudante. Foi uma avalanche de comentários contra esse ato bárbaro vindo de alguém que poderia estar lutando pelos direitos humanos. A vida de M. P. nunca mais será a mesma depois disso. Na NET, se elevam ao sucesso em questão de minutos, mas a mesma NET também pode ser um instrumento de autodestruição, onde quem resolve falar besteiras se dá muito mal. Um ditado popular diz: “Em boca fechada não entra mosquito”, ou seja, se você não quer ser incomodado pelo fato de não conseguir deixar sua boca fechada quando deveria, as conseqüências virão. Não é de hoje que pessoas se dão mal por abrirem a boca pra falar o que não deve; vez ou outra, na TV vemos muitas gafes que podem vir a comprometer quem as disse. No final de 2009, um jornalista famoso criticou humilhadamente dois garis depois de uma reportagem no qual eles desejavam feliz ano novo. Pra infelicidade do jornalista, ele fez um comentário preconceituoso acreditando que o microfone estava desligado. Coisas desse tipo já aconteceram com outros jornalistas e apresentadores de TV. Isso só nos faz crer que muitos deles que parecem ser tão corretos na frente das câmeras, na realidade prega a intolerância. E se há algo condenável no meio social é a intolerância, principalmente contra o próximo. Ideologias nazistas e fascistas são hoje em dia mais do que em qualquer outra época, espalhadas à exaustão. Algumas comunidades no Orkut como “Mate um negro e ganhe um prêmio", e “Jesus deveria ter apanhado mais” só mostram quão questionáveis são alguns seres humanos que habitam esta terra. Tais idéias são perigosíssimas, pois leva ao ódio, e esse mesmo ódio espalha separação entre raças, nos remetendo a pensamentos de líderes com espírito de destruição como Adolf Hitler e Benito Mussolini, entre outros. Alguém certa vez me disse: “Quem fala pouco, ouve mais”, essa frase me faz lembrar um velho provérbio chinês: "O sábio não diz o que sabe e o tolo não sabe o que diz". Na falta de algo de bom pra falar, escute. A estudante M. P deve estar nesse momento apenas escutando, e o som das palavras da população contra ela nesse momento não é nada bom para os ouvidos.

5 comentários:

  1. Que post legal Kley...
    É verdade e concordo com você: Em boca fechada não entra mosquito!
    Quem fala demais ou fala o que não deve acabará pagando por suas palavras, assim como essa moça preconceituosa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, O LIVRO DE PAULINE KAEL,1001 NOITES NO CINEMA. MEIO DIFÍCIL DE ENCONTAR,JÁ QUE NÃO É MAIS DE CATÁLOGO, APENAS EM SEBO ONLINE,ONDE VC COMPROU O SEU? ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  3. Mauro, conheço apenas algumas críticas da Kael, inclusive a famosa polêmica acerca de Laranja Mecânica, filme que ela detestou. Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro dela. Acredito que seja mesmo pela net que você vá conseguir ter sucesso com alguma publicação dela, já que criticas de autores estrangeiros como Kael ou Rober Ebert é muito difícil de se conseguir. Você já leu 1001 Filmes para Ler Antes de Morrer? Vi alguma coisa desse livro pela net e é bem interessante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. COMPREI 2 LIVROS, "GRANDES FILMES " DO EBERT E 1001 FILMES ANTES DE MORRER, ESTAVAM DE PROMOÇÃO...MAS DEPOIS DE LER A BIOGRAFIA DE PAULINE KAEL, 1001 NOITES NO CINEMA É A "BÍBLIA" DOS CINÉFILOS, MORO EM CAMPINAS, QUE HÁ MUITOS SEBOS, MAS SÓ ACHAREI EM SP. O PREÇO MEIO SALGADO, MAS COMPENSARÁ...ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Considero o preconceito uma a coisa mais abominável do mundo (junto com a pedofilia) e odeio gente preconeituosa.

    Desde pequeno até hoje, cresci com um jeito um pouco afeminado, e as pessoas pensam que sou gay. E mesmo eu não sendo, já tive que passar por muitas coisas que os gays passam, como grupinhos rindo de vc e fazendo comentários enquanto não está olhando (mas eu percebo), brincadeiras maldosas, e outros. :/

    As pessoas com preconceito são as mais babacas que existem. \o/

    ResponderExcluir