Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Casa de Pequenos Cubinhos





Já assisti filmes longos com mais de três horas de duração, que ao final não há nada que acrescente coisa alguma, filmes vazios que se tornam um tédio, não havendo absolutamente nada que os tornem memoráveis. Eis que é uma grata surpresa que um curta-metragem de apenas 12 minutos consiga transmitir uma gama de emoções e reflexões que não vemos em muitos longas-metragens por aí. Me refiro à pequena animação japonesa com o título internacional em francês: La maison en petits cubes, ou traduzindo seria: A Casa de Pequenos Cubinhos.
Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem, é de fato merecedor de prêmios e de reconhecimento essa pequena obra-prima dirigida em 2008 por Kunio Katō. É um trabalho artesanal muitíssimo bem feito, que conta a história de um homem bem velho que mora numa cidade submersa pela água. Um dia ele acorda e percebe que precisa construir um novo cubo acima, pois a água já alcançara a parte que ele estava morando. Terminada a construção, ele perde seu cachimbo. Com roupa de mergulho ele vai procurá-lo, é quando vem em sua mente as recordações do passado. A cada nível que ele vai descendo, as memórias lhe vem à tona. Sua esposa, filha e genro aparecem em forma de velhas lembranças à medida que ele vai passando pelas partes submersas ou vai revendo velhos objetos. Onde antes ele vivera seus bons momentos ao lado das pessoas que amava, hoje ficou submerso em água, perdido para sempre.
A Casa de Pequenos Cubinhos é uma história magnífica, exalando poesia em cada cena, ao som de uma belíssima trilha sonora. Pode ser vista como uma metáfora da vida, do tempo, do amor e da solidão. A triste trajetória de um homem que teve uma linda história de vivências e relacionamentos familiares que não voltam mais.
Podemos ver refletido naquele homem a nossa própria história. Quem nunca teve lembranças de coisas boas que ficaram para trás?
Belo e tocante, A Casa de Pequenos Cubinhos é uma comovente lição de vida para adultos e crianças. São poucos minutos que tem muito a dizer. 


Clique aqui e assista a esse curta-metragem na íntegra.
 

Nota: 5 de 5

Título original: Tsumiki no ie

Lançamento: 2008 (Japão)

Direção: Kunio Katō

Duração: 12 minutos

Animação

5 comentários:

  1. OLÁ, TENHO CURIOSIDADE PELA HISTÓRIA DO CINEMA, E DESCOBRI O SEU BLOG POR ACASO... NAO FAZ MUITO TEMPO QUE EU DESPERTEI UMA CURIOSIDADE QUASE "MÓRBIDA" PELO CINEMA ( HISTÓRIA E BASTIDORES DO FILMES CLÁSSICOS), PRINCIPALMENTE OS NORTE-AMERICANOS, E QUANDO SE COMEÇA A "FUÇAR", NAO SE CONSEGUE PARAR...POR ACASO VC GOSTA DE ALGUM LIVRO SOBRE CINEMA OU INDICARIA ALGUM? COMO: "DICIONÁRIO DE CINEASTA, DO RUBENS EWLAD FILHO" OU "Guia Ilustrado Zahar de Cinema
    Ronald Bergan". Grato. Mauro. Desculpe-me por qualquer erro de Português!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mauro, desde meus 5 ou 6 anos gosto de cinema, e isso lá se vai 30 anos, de lá pra cá leio de tudo sobre cinema, inclusive os guias do Rubens Ewald Filho (tanto impressos quanto aqui na NET), e textos outros de críticos como Luís Carlos Merten e Pablo Villaça. Há um site que gosto muito no qual só há gente fera no assunto: http://www.cineplayers.com/
    É um site composto de críticas e comentários feitos por editores e usuários que entendem profundamente de cinema. Lá além de ler ótimos artigos sobre cinema, você debate sobre o assunto com os colegas.
    Outras dicas: textos da já falecida crítica norte-americana Pauline Kael; o site IMDB (o maior banco de dados sobre cinema da NET); Revista SET; Sites: Adorocinema, Epipoca, 65 Anos de Cinema, Cinema em Cena.
    Também sou fascinado pelo cinema clássico, inclusive os da Era de Ouro do cinema. Este site aqui é especializado em cinema clássico:
    http://www.ofalcaomaltes.blogspot.com/
    Qualquer coisa estamos aí.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. AGRADECIDO, ALGUNS SITES QUE VC ME INDICOU JÁ OS CONHECIAS,SÓ NAO; PAULINE KAEL E FALCAO MALTÊS, BOA SEMANA, VALEU PELA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O curta-metragem de animação mais lindo que já vi, está até no meu Top. Com menos de 15 minutos, o filme me fez chorar por 1 hora seguida.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores curtas-metragens que já vi, só atrás de "Lavatory - Lovestory" e o meu preferido: "Johnny Fedora and Alice Bluebonnet". *-*

    ResponderExcluir