Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Filmes que fazem refletir

Vou fazer uma série de comentários sobre filmes, destacando alguns ótimos exemplares em cada gênero ou grupo específico. Pra começar, fiz uma listagem de 20 filmes que mexem com as emoções e têm muito a dizer. São 20 filmes que tratam de assuntos diversos, mas que têm em comum o fato de serem histórias que emocionam e fazem refletir. São filmes que merecem ser vistos e revistos. Alguns deles são exibidos por professores e orientadores em colégios, escolas e instituições. Os filmes relacionados abaixo que tiverem escrito LIVRE podem ser exibidos tranquilamente para alunos de qualquer faixa etária, os demais ficam a critério dos exibidores. Posteriormente, farei uma segunda lista, acrescentando outros filmes que aqui ficaram de fora pra não estender demais.


Sociedade dos Poetas Mortos (1989):
Na Inglaterra dos anos 60, um professor (Robin Williams) tenta quebrar o conservadorismo de um rígido colégio, mostrando aos seus alunos que eles têm o direito de serem livres, aproveitando suas vidas de maneira extraordinária. Mas seus métodos nada conservadores não agradam a todos e isso irá gerar graves conseqüências. Obra-prima do diretor Peter Weir. Um filme emocionante que, mais de 20 anos depois continua super atual. Venceu o Oscar de Roteiro original. LIVRE.

O Óleo de Lorenzo (1991):
Um casal (Nick Nolte e Susan Sarandon) tem suas vidas mudadas quando seu filho apresenta uma grave doença diagnosticada como ADL. Depois de procurarem ajuda médica e verem que há falta de medicamentos e até mesmo de atenção, resolvem eles mesmos partirem a uma difícil jornada pela cura da criança. Baseado na história real de Lorenzo Odone, falecido em maio de 2008. Filme difícil e comovente que leva às lágrimas. Dirigido por George Miller. LIVRE.

Garota, Interrompida (1999):
Uma jovem (Winona Ryder) com distúrbio de personalidade é internada pelos pais em um hospital psiquiátrico. Lá, ela descobre uma nova razão de viver, conhecendo seus limites e descobrindo que sua maior adversidade é ela mesma. Aos poucos vai se dando conta que as pacientes são dominadas por uma das internas (Angelina Jolie). Eficiente drama do diretor James Mangold. Oscar de atriz coadjuvante para Jolie.

Longe Dela (2007):
Uma mulher de meia idade (Julie Christie) vê sua vida desmoronar quando descobre estar com o mal de Alzheimer. Mesmo com a relutância do marido (Gordon Pinsent), ela se interna em uma clínica. Ele, sem poder visitá-la no primeiro mês, descobre depois que ela se afeiçoou a um antigo namorado. Por amor, ele então vai aceitando tudo aquilo, compreendendo que tudo faz parte da doença. Filme tocante e de uma leveza magnífica, dirigido pela atriz Sarah Polley. LIVRE.

O Expresso da Meia-Noite (1979):
Um estudante americano (Brad Davis) entra na Turquia com a droga haxixe amarrado pelo corpo. No aeroporto ele é detido e levado à prisão. Lá ele vai viver o pior pesadelo de sua vida, sendo regularmente espancado e humilhado. Seus julgamentos parecem levá-lo apenas a permanecer mais tempo ali. Um dos filmes mais barra-pesada do cinema, de grande impacto emocional. Vencedor de 2 Oscars. Direção de Ala Parker.

Meu Pé Esquerdo (1989):
O drama de Christy Brown (Daniel Day-Lewis), irlandês que nasceu com uma paralisia cerebral. Seus movimentos estendem-se apenas a seu pé esquerdo, e é através dele que Brown vai se tornar um dedicado escritor e pintor. Brown luta para superar suas dificuldades, contando com a ajuda de familiares e amigos. Primeiro Oscar de melhor ator para Day-Lewis e de atriz coadjuvante para Brendan Fricker. Direção: Jim Sheridan. LIVRE

Hotel Ruanda (2006):
Em Ruanda no ano de 1994, durante choques de dois povos, um massacre arrasa milhares de pessoas. O gerente de um hotel (Don Cheadle) se esforça para salvar vidas, escondendo ali várias pessoas. Aos poucos ele vai descobrindo que seu próprio povo pode ser o maior inimigo de si mesmo. Baseado em uma história real, esse filme denuncia um dos vários regimes autoritários vigentes na África, de forma crua e direta. Direção: Terry George.

Quando um Homem Ama uma Mulher (1994):
Um piloto (Andy Garcia) vê seu casamento desmoronar aos poucos quando sua mulher se entrega ao alcoolismo. Para não perder a mulher amada (Meg Ryan), ele faz de tudo para livrá-la do vício, nem que para isso tenha que abandoná-la por uns tempos. Drama romântico que exemplifica muito bem o amor de um homem por uma mulher. Direção: Luis Mandoki. LIVRE.

Uma Lição de Amor (2001):
Um pai com atraso mental (Sean Penn), consegue cuidar sozinho de sua pequena filha (Dakota Fanning), mas de acordo ela vai crescendo, as coisas vão piorando para ele. Evitando ser mais inteligente que o pai, ela decide não evoluir nos estudos, fazendo com que a justiça tente tomá-la dele. Comovente história que trata do amor entre pai e filha. Direção: Jessie Nelson. LIVRE.

Shine – Brilhante (1996):
A história real do pianista australiano David Helfgott (Geoffrey Rush), sua trajetória de lutas e superação, contada desde sua infância em turbulência com o pai, passando pela adolescência quando ele surta em plena apresentação, e concluindo com sua fase adulta e o reconhecimento do público. Belíssimo drama vencedor do Oscar de melhor ator para Rush. Direção: Scott Hicks. LIVRE

Nascido em 4 de Julho (1989):
Ron Kovic (Tom Cruise) é um jovem americano que sonha em defender o seu país na guerra do Vietnã. Ferido em combate, fica deficiente. Ao ver o mundo através de uma cadeira de rodas, vê seus ideais patrióticos irem embora e vai se dando conta que participou de uma guerra mentirosa e insana. Agora, indo contra seus antigos conceitos, luta para expor suas idéias contra a guerra. Fortíssimo filme, o melhor protagonizado por Cruise, e dirigido por Oliver Stone. Vencedor de 2 Oscars.

Menina de Ouro (2004):
Uma garçonete tem o sonho de virar uma boxeadora e mudar de vida. Ela pede ajuda a um boxeador que a princípio lhe desanima. Mas ela não desiste e quer ir até o fim com os treinamentos. Seu sonho é realizado, mas uma tragédia lhe deixa sem movimento no corpo. Vendo-a sofrer, o treinador recebe dela um último pedido que mudará para sempre suas vidas. Obra amarga e triste, um dos melhores filmes dirigidos por Eastwood. Vencedor de 4 Oscars.

Filhos da Guerra (1991):
Para não ser morto em um campo de concentração durante a segunda guerra Mundial, um jovem judeu (Marco Hofschneider) se disfarça de soldado nazista e consegue engana-los. Para não ter seu disfarce revelado, ele precisa levar adiante de qualquer maneira sua nova vida. Filme alemão que foi proibido pelo próprio país de participar da seleção a finalista de filme estrangeiro, devido ao alto teor crítico presente na obra. Direção: Agnieszka Holland.

Farrapo Humano (1945):
Um homem alcoólatra (Ray Milland) já não consegue ao menos levar adiante sua vida de escritor, vindo a estragar também seu relacionamento com a namorada. Ela tenta ajuda-lo, mas ele se entrega cada vez mais ao vício, até que um dia vai parar em uma clínica de reabilitação. Fugindo de lá, tem um delírio em seu apartamento. Filme contundente sobre o vício alcoólico. Vencedor de 4 Oscars. Direção: Billy Wilder. LIVRE.

O Lenhador (2004):
Um homem (Kevin bacon) sai da prisão depois de 12 anos, acusado de pedofilia. Ele vai morar em um apartamento que fica em frente a uma escola primária. Seu agente da condicional lhe visita sempre, com bastante hostilidade. Enquanto isso, seus colegas de trabalho se afastam dele. Uma menina começa a lhe fazer remeter ao passado. Filme polêmico que trata de um assunto bastante controverso, com um final que é um soco no estômago. Direção: Nicole Kassell.

Kramer Vs. Kramer (1979):
Ted Kramer (Dustin Hoffman) certo dia te uma desagradável surpresa: sua mulher Joanna Kramer (Meryl Streep) lhe abandona e deixa o filho pequeno com ele. Inconformado, porém ele tem que levar a vida adiante e precisa reconciliar seu trabalho e os cuidados do filho. Mas o futuro lhe reserva outra surpresa: Joana retorna depois de algum tempo, entrando na justiça pela guarda do filho. Bom drama, com final triunfante. Vencedor de 5 Oscars. Direção: Robert Benton. LIVRE.

Hurricane - O Furacão (1999):
História real do lutador de boxe Rubin 'Hurricane' Carter (Denzel Washington)que nos anos 60 foi injustamente condenado por um crime que não cometeu. Na prisão, ele escreve um livro sobre sua vida. Um grupo de leitores ativistas se comove pela história e tenta encontrar e juntar provas que provem sua inocência. Drama que fala sobre o racismo e a intolerância, com um ótimo desempenho de Denzel que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor ator. Direção: Norman Jewison. LIVRE.

O Doce Amanhã (1997):
Um grave acidente de ônibus escolar acaba matando todos, exceto uma aluna. Um advogado tenta convencer os familiares das vítimas a processar a empresa e ganhar indenização. Mas, ele vai descobrindo que as pessoas talvez não estejam preparadas pra pensarem em dinheiro num momento daquele. Enquanto isso, a única sobrevivente é molestada pelo próprio pai. Drama que trata de assuntos dolorosos, sempre difícil de assistir. Direção: Atom Egoyan.

Os Gritos do Silêncio (1984):
Durante a invasão do Camboja, um jornalista (Sam Waterston) tenta tirar seu guia (Haing S Ngor) daquele país antes que este seja morto. Mas o guia é mandado a um campo de prisioneiros, onde é torturado. A única forma de sobrevivência parece ser a fuga. Um dos filmes que melhor define o estado de alerta e miséria em que se transforma uma cidade dominada pela guerra. Vencedor de 3 Oscars. Direção de Roland Joffé.

Gente como a Gente (1980):
Um acidente de barco acaba matando um jovem. Sua família fica profundamente abalada, mas é o irmão que estava também no barco, que acaba sendo o mais afetado. Ele acha que é o culpado pela tragédia. Sua mãe não lhe dá a devida atenção, enquanto o pai se revela mais humano. O jovem então começa a fazer tratamentos psiquiátricos. Drama que foi muito importante em sua época e que até hoje ainda mexe com as emoções, dirigido pelo ator Robert Redford. Vencedor de 4 Oscars. LIVRE

4 comentários:

  1. Oi Kley,
    Já assisti alguns desses filmes, mas, o que mais me emocionou foi o Óleo de Lorenzo. Confesso que chorei bastante durante o filme. É muito comovente. Adorei essa lista sua. Vou procurar assistir os que ainda não conheço.
    Abraços e até logo,
    Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dani, outro ótimo filme na mesma linha de O Óleo de Lorenzo é O Escafandro e a Borboleta. É uma das experiências mais triste e comovente do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tem muuuuuitooosss filmes que me fazem refletir, muitos mesmos. Acho que da sua lista só assisti Menina de Ouro, Excelente por sinal. Escafandro tbm é uma experiência incrível. Os filmes do Frank Capra por exemplo, sempre nos traz uma forma de refletir. Assisti recentemente Do Mundo nada se leva e em seguida A Mulher Faz o homem, são incríveis.

    ResponderExcluir
  4. Incrível a iniciativa de compartilhar cultura! Que mais pessoas sempre tenham tal atitude (: ótimos filmes!

    ResponderExcluir