Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Câncer: a doença da morte

A medicina diz que o câncer pode ser causado através “do meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais”.
De uma coisa eu sei: hoje, eu particularmente não acredito mais em cura medicinal para o câncer. Não direi aqui o motivo de tanto ceticismo, mas tenho motivos de sobra pra dizer que uma pessoa hoje com câncer é uma pessoa já considerada morta. Sei que Deus tem o poder de curar uma pessoa da pior enfermidade do mundo, mas, se não houver a intervenção divina em salvar tal pessoa, quem está com essa doença oncológica está fadada à morte certa. De alguns tempos pra cá, tenho visto apenas uma porcentagem de uns 5% de pessoas com essa doença, sobreviverem. Esses 5% por outro lado não têm garantia que essa doença tão traiçoeira não virá com força total mais cedo ou mais tarde e deixará de dar uma segunda chance.
O câncer (ou cancro, como é conhecido em alguns meios) é uma doença que envolve as células do corpo. Essas células quando cancerígenas, se estendem, invadem e danificam tecidos e órgãos ao redor, atingindo a corrente sanguíneo ou o sistema linfático.
Em Portugal essa doença é a segunda maior causa de morte no país, chegando a matar cerca de 22 mil pessoas por ano.
Uma vez, uma mulher com cerca de 50 anos com um tom de deboche aos que sucumbem em uma cama com doenças desse tipo, me disse o seguinte:
“Quero morrer em paz na minha cama, sem dor, e tranquilamente”.
Mas talvez ela não saiba, devido à sua tamanha ignorância, que ninguém escolhe essas doenças pra si (exceto fumantes e alcoólatras), e que ninguém desejaria morrer sofrendo. Essa pobre infeliz talvez não saiba que essa doença não sai escolhendo as pessoas pra atacar. Nem ela e nem ninguém está livre disso. E sendo assim, que Deus tenha misericórdia de todos nós.

2 comentários:

  1. Fumantes e alcóolatras não escolhem o cancer, são pessoas doentes que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Fumantes e alcóolatras são mais propensos a contrais doenças como câncer e efisema do que quem não bebe e nem fuma. Mas como você mesmo disse, essas pessoas são doentes que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir