Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Marvels


Lançada em janeiro de 1995, Marvels é uma HQ (História em quadrinhos) muito interessante por ter sido além de outras coisas, a primeira a mostrar personagens com traços mais realistas, cortesia do genial desenhista Alex Ross que desenha quase tudo à base de fotografias e modelos reais e brinquedos. Sua arte é incrível, difícil não ficar admirado com seus desenhos, uma verdadeira obra de arte. A história escrita por Kurt Busiek faz um panorama de décadas sobre os personagens da Marvel (Uma das editoras de quadrinhos mais famosas do mundo), e seus principais momentos. Saiu primeiramente em 4 edições mensais, a primeira edição vinha com a capa do Tocha Humana original, mostrando primeiramente sua origem, e depois começando a narração pelo ponto de vista do fotógrafo Phil Sheldon (isso acompanha toda a série). Daí vemos a primeira aparição do Namor e sua luta com o Tocha Humana. Logo depois o Capitão América surge e dá início ao grupo dos Vingadores. É com esse grupo que termina a primeira edição e começa a segunda, tendo como capa o Anjo dos X-Men, e é esse grupo mutante o foco principal dessa segunda parte, onde eles são perseguidos pelos humanos, há uma revolta coletiva na cidade contra eles, tudo fotografado pelas lentes de Sheldon. Inversamente a eles, o Quarteto Fantástico vira celebridade nacional. Na terceira edição, uma ameaça alienígena aterroriza o planeta Terra. Galactus, o devorador de mundos quer consumir tudo, mas o Surfista Prateado, até então seu subordinado, se volta contra ele e ajuda o Quarteto Fantástico a combatê-lo. Na quarta e última edição, temos a parte mais dramática da obra, quando Sheldon procura Gwen Stacy (Namorada de Peter Parker, o Homem-Aranha) pra saber sobre a morte de seu pai, o Duende Verde numa vingança contra o Aranha usa a moça numa armadilha. Na luta entre o Aranha e o Duende, Gwen sofre uma queda mortal, terminando em tragédia.
Ainda mais do que o ótimo roteiro de Busiek, o q mais impressiona é a arte de Ross. Ele reproduz com fidelidade vários momentos clássicos das HQs; leitores com um bom entendimento sobre o assunto vê logo de cara cada referência aos momentos mais marcantes da Marvel, um bom exemplo é quando o Aranha carrega Gwen Stacy morta em seus braços.
Além disso, há muitas outras curiosidades na arte de Ross, vamos à algumas delas: O artista utilizava amigos, os próprios pais e bonecos como modelos. Ross se baseou também em celebridades como Errol Flynn e Timothy Dalton entre outros. Personagens como Clark Kent e Popeye também estão aqui, lógico que discretamente. Até mesmo o próprio roteirista Busiek posou pra Ross. Há situações históricas que se interagem com o enredo da obra.
Logo após, Ross desenharia pra editora concorrente DC Comics, outras obras marcantes: O Reino do Amanhã e Superman – Paz na Terra, entre outras. Marvels firmou um novo conceito de como se fazer HQs, e se tornou uma referência para várias obras posteriores.
No último volume das edições lançadas em 1995, Ross fez um agradecimento que se tornou famoso:

“Eu não gostaria de agradecer a ninguém, pois todos estavam contra mim.”

Na edição encadernada de alguns anos depois já não havia mais esse agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário