Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O amor ontem e hoje

Faz um bom tempo que eu estava na casa de uns amigos de nossa família. Era um domingo, e havíamos sido convidados para um almoço. Como eu não gosto de ficar muito tempo em um único ambiente, saí na porta e fiquei ali na frente da casa. Nisso, vi uma senhora idosa na porta de uma casa ao lado. Ela me perguntou se eu era parente daquele pessoal. Sei que, entre uma conversa e outra, ela me disse algo em tom emocionado, do qual nunca vou me esquecer. Na síntese o que ela me disse foi o seguinte:

Sabe? Eu fico aqui em minha casa, e me pego pensando na vida. Lembranças que vão e que vêm. Meus filhos me visitam, amigos meus me visitam, familiares e vizinhos me fazem visitas, mas te confesso uma coisa: nenhum deles preenche a falta que meu marido amado me faz. Vivemos juntos há mais de 50 anos, e desde que ele se foi, vivo aqui com ele em minhas lembranças. Sinto muita falta dele.

Posso dizer sem muita exatidão, mas com toda a certeza que essas palavras faladas por essa senhora, foi há mais de 15 anos, e creio que hoje ela já não esteja mais aqui. Foram palavras sinceras, emocionadas, como poucas vezes já ouvi alguém dizê-las. Além de, ela ter se referido a um grande e verdadeiro amor, ela meio que indiretamente também quis dizer que o amor nos dias atuais não era mais o mesmo (diga-se naquela época, 15 anos atrás). Porém, eu jamais esperava que aquilo fosse uma espécie de profecia, onde eu jamais me dava conta do que estava por vir, ou seja, perceber que o amor de 30, 40, 50 anos atrás era um amor real, mas que ficou pra trás, e que nos dias de hoje é apenas fumaça ao vento.
Não digo com isso que não existam pessoas que ame, na verdade não existem pessoas que dê valor àquele que ame. Dificilmente você vai gostar de uma pessoa e essa pessoa vá te corresponder pelo menos 50%. Há exceções, é claro, mas no geral o que vemos hoje são casais que estão juntos hoje, mas amanhã não estão mais.
Alguém diz hoje pra você que te ama muito, etc. e tal. Mas amanhã essa mesma pessoa já está de olho em outro alguém. Resumindo: Parece que só se fica junto hoje em dia na falta de alguém “melhor”, na falta de outras oportunidades.
Um amigo meu, aliás, conhecido meu, se casou faz tempo com uma adolescente de 13 anos. Sim, a estúpida família da moça que mora numa roça autorizou o casamento, certamente pra se ver livre de mais uma “boca” a ser sustentada. Esse conhecido meu na verdade tinha outros planos, ele se casou com essa adolescente certamente pra fazer o que ele queria fazer, e depois aproveitou a ingenuidade e falta de experiência dela, e começou a sair com outras mulheres. O processo aí foi simples e astucioso ao mesmo tempo. Vamos analisar os fatos e chegaremos lá: Malandro da cidade grande chega em um pequeno povoado e joga a lábia em menina nova, depois chega para os pais da mesma e a pede em casamento. Os pais, que em alguns casos são até certo ponto ignorantes (em todos os sentidos da palavra), concedem a vista do passaporte do malandro para sua plena felicidade (não a felicidade da menina, essa é aquela que no final das contas só vai servir pra ser escrava sexual e doméstica de homem canalha). Infelizmente casos assim continuam acontecendo no mundo todo. Em vez de se casarem por amor, muitas mulheres novas se casam (forçadamente) por interesses dos próprios pais.
O que mais chama a atenção no quesito amoroso, é que, toda pessoa romântica demais acaba não dando certo no amor. Parece que tanto sacrifício para agradar a pessoa ao lado é em vão. Não se tem o mesmo em troca. Vou repetir o que eu já disse em outros tópicos: o ser humano parece se agradar mais daquelas pessoas que as maltrata, de certo modo até mesmo indiretamente, quando não diretamente. É algo na linha: “Quanto mais eu piso nele (a), mais ele (a) gosta de mim”.
Se você é uma mulher e descobriu que seu namorado era o maior dos pilantras, ele mentiu pra você, te traiu e te enganou, e obviamente você terminou o relacionamento (se não terminasse, você merece tudo de ruim que ele faz com você), pode ter certeza que o canalha um dia sem mais nem menos vai te rodear novamente, se fingindo de “mudado”, dizendo que agora é outra pessoa, blá, blá, blá e tentar de tudo pra te ganhar na conversinha mole. Se você for uma mulher esperta, experiente e principalmente que se dá valor, não vai cair nessa. Se ele te pedir perdão, porque não perdoá-lo? Isso é bíblico. Mas não vá cair nos papos desses malandrecos espertos que só querem voltar a se aproximar de você depois que outras mulheres deram um tremendo chute neles. Fuja do mal em suas vidas. Cair nessas lorotas é coisa de mulher desesperada que acha que não vai mais arrumar alguém, ou não tem amor-próprio. Simplesmente perdoe e mande-o seguir a vida dele e você segue a sua, um bem longe do outro. Ou você vai confiar novamente em alguém que te fez sofrer? Sendo que, seria de certo modo muito difícil haver confiança, uma vez que, seu subconsciente não te deixaria em paz, achando sempre que o malandro está com outras por aí quando ele demorar de chegar em casa. Se quiser aceitá-lo de volta, é por sua conta e risco, porque no final de tudo quando ele voltar a aprontar com você (dessa vez ainda pior), todos chegarão pra você e dirão: “Mas você entrou nessa novamente foi porque quis, já sabia que iria acabar nisso”.
Nos dias de hoje, relacionamento amoroso é uma loteria, onde a pessoa entra já sabendo dos riscos. Mas é preciso ser forte e encarar um relacionamento, porque ninguém ficou pra viver só. Não um relacionamento que já está fadado ao fracasso, ou retorno de ex-namorado medíocre que só quer se aproveitar de você, mas um relacionamento com uma pessoa que a princípio te pareça legal e confiável. Se não der certo, coloca pra vazar de sua vida e siga em frente. 


Um comentário:

  1. Olá, kley!
    Este seu comentario me chamou a atenção. Há algo que me identifiquei e me mpulsionou a comentar.Gostei em 1º lugar do tema, o amor que a modernidade pretendeu acabar, nao acabou embora tenha mudado de valores, de cara talvez, como voce fala em seu comentario. Estou meio tímida para falar mais, so de ter comentado está bom por agora.
    Ah, vou add seu blog para vir aqui as vezes e ler suas postagens, gostei da sua escrita, tbm gosto de escrever, eu tive 2 flogs, depois perdi um pouco a graça e fui deixando de atualizar.
    Por agora fico aqui,
    parabens por seu espaço aqui,
    Ísis

    ResponderExcluir