Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Grito


Pintado pelo norueguês Edward Munch em 1893, o quadro O Grito é uma das pinturas mais estudadas e interpretadas em todo o mundo; é também referência de escritores (Difícil ver as obras de Munch e não se lembrar dos angustiados personagens de Franz Kafka) e também de desenhos animados (Os Simpsons e Pernalonga já satirizaram essa obra) e o cinema (Dizem que o assassino de Pânico é inspirado nessa pintura).
Munch era um homem angustiado, desesperado com as frustrações de sua vida, um artista em busca de respostas, mas que ia de encontro ao vazio e à solidão.
Essa pintura representa uma figura humana num estado de equizofrenia, gritando por dor e por desabafo, numa tentativa de ser ouvido (talvez numa tentativa em vão, pois note que dois homens que passam por ali não notam sua atitude de desespero. Vemos aí um retrato do próprio Munch.
Um dos quadros artísticos mais importantes da história, O Grito já foi roubado duas vezes e recuperado, da segunda vez houve danos irreparáveis.

4 comentários:

  1. Tenho medo desse quadro, hahaha.
    Sério, estávamos estudando ele na escola e é bem tenebroso!

    E outra interpretação interessante, que minha professora de Educação Artística falou, é a de que o homem, ou mulher, sei lá, enfim, "o ser" estava lá passeando com seus amigos (os homens ao fundo) e o pôr-do-sol, aquela cor forte, começou a perturbá-lo, pois ele tinha esquizofrenia e ele começou a ouvir um grito, um grito forte e agoniante e começou a ficar louco. Segunda essa teoria, não é ele quem está gritando, e o tal grito é apenas uma alucinação de sua mente perturbada.

    Interessante, não? :)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Victor. O interessante nas artes é isso: as inúmeras interpretações que podemos tirar delas.

    ResponderExcluir
  3. essaaaaaaaa imagem fico tipo assim nossa nossa assim vc me mata

    ResponderExcluir
  4. que saaco prefiro procurar no google q é melhor do esse troço aki!!!!!perda de tempo!!!!!!!

    ResponderExcluir