Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 21 de março de 2010

Entre os Muros da Escola




Filmes em que um professor tem de encarar alunos que mais se parecem presidiários incuráveis, não é novidade, temos entre os mais famosos: Sementes de Violência, Ao Mestre, com Carinho, O Preço do Desafio, Meu Mestre Minha Vida e Mentes Perigosas. Todos eles (o primeiro é de 1955) apresentam os alunos como um sério problema social que precisa ser combatido a duras penas e em alguns casos, compreendidos. São filmes em que o professor tem um papel não só de tutor, mas de mãe, pai, policial, psicólogo e juiz. Mas nenhum desses filmes tem uma bagagem tão profunda quanto o belo filme francês Entre os Muros da Escola. Talvez por que nesse há o fato de ser menos maniqueísta, heróico e ser mais focado na subjetividade do ser humano como instrumento de mudança e esperança. Assim como aqui no Brasil, o ensino público na França passa por uma difícil crise: greves, falta de verbas, falta de qualidade, embate professor/alunos. E é esse último ponto o foco central de Entre os Muros da Escola. O professor François (interpretado por François Bégaudeau, autor do livro em que o filme se baseia, e fazendo a si mesmo) vê no dia-a-dia de seu trabalho, uma tarefa difícil quando tem que se esforçar ao máximo para que seus alunos (em sua grande maioria jovens desinteressados e rebeldes) aprendam alguma coisa. Mas a tarefa não é fácil. François dá o máximo de si, mas só recebe desafetos por parte de seus alunos. Ele também é orientador, e recebe pais de alunos que lhe contam progressos e regressos de seus filhos. Apesar da história se centrar em François, vemos também aos poucos o drama de seus colegas, os desabafos, intolerâncias, impaciência, esforço em tentar mudar a triste realidade de suas salas de aulas. Os professores são em grande parte animados e prontos pra mudarem a terrível situação do ensino público, mas é visível também o desgaste físico e emocional pelo qual eles passam.
François tem em especial um problema maior com dois alunos. Ambos o acabam tirando a paciência e o inevitável acontece: o professor mostra seus limites. Naquele momento o homem e não o professor François toma conta da situação e tudo parece ir por água abaixo. Isso parece ser uma mensagem para os professores: “Também somos seres humanos, não agüentamos tantas humilhações”.
O diretor Laurent Cantet filmou tudo com um realismo impressionante, poucas vezes visto em um filmo de temática social. Parece que realmente estamos vendo um professor dando aula pra seus alunos. Tudo é de uma veracidade incrível.
O filme não cai na armadilha de solucionar o problema e com isso não oferece uma saída tirada da cartola de um mágico. O problema do ensino público na França, onde os imigrantes já são uma grande porcentagem por lá, o problema social dessas pessoas são alarmantes. E o ensino público consequentemente não consegue ser diferente e vai de encontro com o fracasso da instituição educacional. Mas se por lá o problema é grave, aqui no Brasil parece ser muito pior, uma vez que se analisa que até em alguns colégios particulares, já não há tanta força no aprendizado, não por falta de interesse de professores, coordenadores, educadores e diretores, mas por falta de interesse dos próprios alunos.
Entre os Muros da Escola ganhou a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes. Concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro ao lado dos ótimos Valsa com Bashir e A Partida. Perdeu para esse último.
Filme mais que recomendado para profissionais da área da educação, alunos e o público em geral que aprecia um ótimo filme que discute um assunto de interesse de todos.



Nota: 5 de 5


titulo original: Entre les Murs

lançamento: 2008 (EUA)

direção: Laurent Cantet

Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille

duração: 128 min

gênero: Drama




5 comentários:

  1. Kley,
    Estou caminhando para essa profissão...
    sonho tanto, mas sei que não é facil e faço ideia do que está por vir, até porque quero fazer diferença, quero ser uma professora e mais do que isso alguem que vai ajudar quem necessitar e que não vai desistir diante das primeiras dificuldades!
    É uma profissão brilhante e importante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nara, você tem bagagem de sobra pra tirar de letra as possíveis dificuldades que há nessa profissão, e com isso ir bem adiante naquilo que você conhece muito bem: conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. APESAR DE NA INTERNET SEREM POUCOS OS SITES CONFIAVÉIS O SEU BLOG POSSUI UM ÓTIMO CONTÉUDO, VOCÊ DEMOSTRA POSSUIR UM VASTO CONHECIMENTO ADOREI SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado. Me sinto muito feliz quando leio que alguém gosta do que escrevo aqui no blog. Seja sempre bem-vindo (a).

    ResponderExcluir
  5. Passando por aqui e lendo-te ... Gostei e certamente volto.
    Bom artigo, sou professora e sei o que é ser educadora social, os desafios, as frustrações, os medos e as conquistas, será se alguem em algum filme conseguiria ver realmente o que vemos e como vemos??? não sei... Fica aí o desafio para os novos cineastas...
    "Eu não ensino e não mando. Ensinando sai cópia, mandando sai escravo. Eu transmito meu espírito"

    ResponderExcluir