Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 1 de maio de 2011

Aquela sensação de vazio

Você com certeza alguma vez em sua vida (ou muitas vezes) já sentiu uma sensação de vazio que lhe toma e lhe deixa mal. Um mal-estar que você sente, mas quando vai ver, não é febre, não é alteração de pressão arterial, não é fome, não é cansaço e nada que em uma rápida análise poderia representar um sintoma de algum problema mais visível. Rico, pobre, famoso, anônimo, europeu, asiático, alto astral, baixo astral, não importa o que a pessoa seja, ela tem tendência a sentir esse vazio que os médicos costumam chamar de depressão, síndrome do pânico, angústia, desespero, ansiedade, reclusão, saudade, tormento, ou qualquer coisa que de uma hora pra outra (ou vagarosamente, conforme cada caso) pode mudar seu astral de bom pra ruim. Pode variar de um simples mal estar, mudança de humor até a algo mais sério que necessita de ajuda. Ou seja, essa sensação de vazio é sinônimo de infelicidade, tristeza que nos sobrecarrega e maltrata. Faz parecer que a vida perdeu o sentido, que fomos abandonados, que já não há mais esperanças em nada. Há quem aponta para pessoas com tais problemas e diz-lhes que estes são fracos, que os mesmos “precisam” sair dessa, etc. (coisa de quem quer parecer melhor que os outros e aproveita um momento de fraqueza do próximo para criticá-lo, e com palavras duras se fingindo de “amigo”, acaba por tornar as coisas ainda mais difíceis pra quem passa por sérios problemas emocionais).
Quem sente um vazio dentro de si não é uma pessoa louca, desestruturada ou pior que os outros, é sim uma pessoa que porventura passa por problemas difíceis, pessoas que não conseguem achar o rumo de algumas coisas em suas vidas, seja na área financeira, no amor, na saúde, em uma perda, em alguma decepção, ansiedade, ou até mesmo sem motivo aparente. Em alguns casos, esse vazio vem acompanhado de sofismas (pensamentos indesejados, que podem variar de pequenas indagações e dúvidas até algo que nos impulsiona a fazer coisas que não queremos, sugerindo que você está derrotado e chegou ao seu final. Algo totalmente diabólico). Sofisma é algo muito perigoso, é preciso fugir disso. Quando você perceber que está vindo em sua mente pensamentos de morte, assassinatos, aberrações ou algo que lhe impulsiona a cometer o mal contra os outros ou contra você mesmo, procure ajuda, vá ao encontro de pessoas que você sabe que estão prontas para te ajudar. Em muitos casos o sofisma está interligado à área espiritual.
Alguns pastores mal preparados que estão por aí em busca de riquezas materiais, chegam perto de pessoas que se sentem vazias, e lhes dizem que as mesmas precisam passar por descarrego espiritual, que esse tipo de “doença” é coisa do demônio. Esses “pastores” só querem mesmo é lucrar em cima dos problemas dos outros. Não caia em conversinhas desses lobos em peles de ovelhas. Procure igrejas sérias, comprometidas de fato com a Palavra de Deus.
No campo da medicina, procure um especialista que possa lhe ajudar, e não deixe que esse tipo de problema cresça e tome todo o seu direito de viver uma vida dignamente apropriada.
Esse vazio pode representar algo momentâneo, mas pode também representar um sério problema de depressão. Se você sofre de tais problemas emocionais, e fica quieto, guardando somente pra si, isso só tornará tudo mais difícil, porque raramente algum familiar, amigo ou vizinho “adivinhará” que você está passando por determinados problemas. E o que se guarda, só causa um sufoco muito grande que vai lhe tomando por dentro, e lhe derrubando a cada dia que passa. Algo te incomoda? Ponha para fora, desabafe, impeça que sentimentos que te prejudica lhe cause um mal maior. A maioria das  pessoas, ao passarem por tais momentos de angústias, preferem ficar a sós. Não é nem por ser uma atitude “egoísta”, mas porque faz parte da patologia do problema, que tais pessoas procurem se isolar do mundo, isso faz com que elas sofram menos durante o doloroso processo que estão vivendo. Isso é normal durante os momentos de vazio? È. Porém, não significa que seja o mais apropriado a se fazer. Solidão nunca é sinal de felicidade, e se algo não te deixa feliz, consequentemente não te faz bem, e o que fazemos quando algo não nos faz bem? Procuramos cortá-lo pela raiz, não é mesmo?
Infelizmente, vivemos hoje em tempos difíceis, onde muita gente procura levar pelo lado da brincadeira esse tipo de situação. Em vez de tentar ajudar, ou até mesmo não atrapalhar se não puderem ajudar, procuram satirizar e fazer piadas com coisas sérias que estão bem acima de seus próprios entendimentos, sem nem ao menos pararem pra pensar que ninguém está livre de nada nesse mundo, ou como diz um ditado popular:
Quando os meus males forem velhos, os de alguém serão novos.”
Quando você se sentir triste, desolado (a), fraco (a), evite ficar perto de pessoas que não lhe traga nada de bom, evite ver ou ouvir o que pode te causar melancolia, evite conversas tristes, não fale de coisas que remetam à saudades, coisas que ficaram para trás, situações que não voltam mais, de tal modo então é desnecessário ficar lembrando. Por mais difícil que seja, procure fazer um esforço e saia de casa um pouco, vá ver coisas boas, se distrair. Você só vai conseguir se sair desse problema que lhe causa um grande vazio, se você mesmo (a) fizer esforços pra passar por cima de tudo isso e superar essa fase tão difícil. Conheço pessoas que tiveram esses problemas, que conseguiram dar a volta por cima e hoje ajudam e aconselham pessoas que passam pelos mesmos sintomas. Preencha esse vazio só com coisas boas, e assim, consequentemente você viverá uma vida bem melhor.

2 comentários:

  1. É isso aí mesmo, temos que ver o lado positivo, por mais piegas que possa parecer é a verdade. Já havia pensado nisso, mas com seu texto ficou mais esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Me adiciona no msn: magnobittencourt@hotmail.com

    ResponderExcluir