Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Arma-X - A Origem de Wolverine



Em 1992 a editora Abril lançou mais um exemplar de sua trimestral série Grandes Heróis Marvel, o de número 35, estrelado pelo Wolverine, com o Título Arma-X – A Origem de Wolverine. Em setembro de 2003, a editora Panini relançaria essa mesma história (não confundir com a série mensal homônima). Trata-se da origem de Wolverine, o membro mais famoso da equipe de mutantes chamada X-men.
Wolverine surgiu em 1974, numa história do Hulk. O público viria a se agradar daquele personagem que continha garras metálicas e era bastante ágil. Daí ele evoluiu e entrou para os X-men, depois vindo a ter suas próprias histórias. Mas quem era aquele baixinho invocado? De onde ele vinha? Qual era o seu passado? Pra essas respostas, em 1991 o escritor e desenhista Barry Windsor-Smith (famoso por suas ótimas histórias de Conan) criou a obra Arma-X, em que procurava tirar essas e outras dúvidas. Em um pequeno resumo, a história é basicamente assim: Nos anos 60 no Canadá, Logan (depois Wolverine) é capturado e levado até a instalação militar do Projeto-X. Lá, ele é submetido a todos os tipos de testes e tem implantado em seu corpo, ossos e garras de adamantium (um metal inquebrável). Mas os cientistas ali presentes não contavam que algo daria errado, e Logan sairia dali em fúria, disposto a acabar com todos os que lhe fez de cobaia. Agindo como um animal feroz, o futuro membro dos X-men se vê em meio a lugares obscuros e cobertos de neve, sozinho e ameaçado por algo que nem ele mesmo sabe o que é. Essa história pode não soar estranha pra quem nunca leu a HQ, pois o mesmo conceito foi visto posteriormente nos filmes X-Men 2 e X-Men Origens – Wolverine. Também em uma animação chamada Hulk Vs. Wolverine, vemos muito do que foi mostrado nessa HQ criada por Smith. Um dos pontos altos das HQs nos anos 90, Arma-X foge dos clichês do gênero ao apresentar um personagem famoso envolto em mistérios e alucinações, diferente de muito do que já se viu anteriormente. Os admiradores de HQs atuais que não conhecem Arma-X, não sabem o que está perdendo. 

Um comentário: