Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alguns cuidados básicos com aparelhos de DVDs


Dizem por aí que filmes piratas em DVD estragam o aparelho de DVD (ou DVD player). Não sei se isso é verdade ou história pra boi dormir. Só sei que não adianta também passar só DVDs originais se esses estiverem em péssimas condições, como arranhados, sujos ou empoeirados. Acho que o ideal é que os DVDs estejam todos limpos, sem poeira e que não estejam com aqueles cortes feios nem arranhões. 

Três dicas importantes para que seu aparelho de DVD tenha uma maior durabilidade:

- Quando você estiver assistindo a um filme e precisar pará-lo pra ir tomar um café, ir ao banheiro, atender o cel./porta, ou qualquer outra coisa, procure nunca pausar o filme. Filme pausado mantém a imagem estática (parada), e isso não faz bem nem ao aparelho de DVD e muito menos à TV. A imagem quando fica estática acaba forçando dispositivos que consequentemente forçam a tela da TV e também o leitor do aparelho de DVD. É por isso que existem os protetores de telas, pra não deixar que a tela fique paralisada por muito tempo; senão aumentam os riscos de queimar os aparelhos. É por isso que os monitores de PCs e até mesmo os celulares têm protetores de telas. O ideal seria apertar a tecla STOP do seu aparelho de DVD, quando você retornar, aperte PLAY e ele prosseguirá normalmente de onde parou. Há DVD players que, ao apertar STOP, ele vai pro início de tudo novamente, dando mais trabalho, sendo assim é preferível que você marque de onde parou. Pode parecer que é um trabalhão fazer isso, mas é bem melhor do que você ter que comprar outro aparelho. Daí vem a pergunta: “Pra que então serve a função “pause”? Resposta: Pra você ver uma imagem “congelada” por alguns segundos ou, quando mal usado serve pra danificar seus aparelhos.

- É aconselhável que nunca se coloque um aparelho eletrônico perto demais um do outro. O magnetismo de cada aparelho quando ficam perto demais, acabam por afetá-los. Se seus aparelhos são colocados cada um em uma repartição separada da estante ou rack, aí tudo bem, mas se ficam juntos sem nada os separando, aí é problema futuro na certa. Já vi casos em que o aparelho de DVD fica em cima da TV e ao lado do aparelho de som. Isso é um erro gravíssimo. É por isso que muitas TVs apresentam em pouco tempo perda de cores ou imagens duplas (fantasmas). É o campo magnético do aparelho vizinho atuando nela. É preferível que se mantenha uma distância de pelo menos 20 cm de um aparelho pro outro.

- Um erro muito comum que eu vejo acontecer em relação aos aparelhos de DVDs é a mania de se empurrar a gavetinha com a mão. Nunca se deve fazer isso. O aparelho já é projetado pra fechar ou abrir a gavetinha através da tecla “open/close” no controle remoto ou no próprio aparelho. Quando você fecha a gavetinha com a mão, está forçando essa parte do seu aparelho, que, diga-se de passagem, é uma das partes mais fáceis de ser danificada. Por causa de uma peça que não se teve o devido cuidado de manusear (ou por pura preguiça de apertar um botão), você depois terá que levar seu aparelho pra assistência técnica ou até mesmo comprar outro. Essa dica serve também pra aparelhos de CDs, PCs e notebooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário