Se voce gostou de algum dos posts feitos nesse blog, não deixe de escrever embaixo em "comentários". Sua opinião é muito importante para o debate de idéias.

Muito obrigado!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Salário do Medo - O Livro

Esse belo livro do francês Georges Arnaud se passa em um ano indeterminado, só sabemos que é nos anos 50, na Guatemala. Viajantes franceses perdidos ali, naquele lugar onde não tem emprego e moradia, e onde a miséria toma conta; sem trabalho, sabem que qualquer oferta de emprego é bem vinda.
Assim, quando um poço de petróleo pega fogo, a empresa precisa extingir logo o incêndio. A forma de fazer isso é usarem nitroglicerina para explodirem o poço.
Prá quem não sabe, nitroglicerina é o que muitos chamam de "bomba líquida". Qualquer impacto e tudo vai pros ares. Se uma gota é derramada, causa uma destruição considerável. Imagine então dois caminhões lotados de centenas de galões disso?
4 desses viajantes são contratados prá esse trabalho, e têm nisso a possibilidade de cair fora daquele lugar, sendo que a remuneração é mais que satisfatória. Mas como nada que vem fácil é realmente fácil, naquelas estradas precárias, qualquer movimento a mais nos caminhões é morte certa. O resto não contarei, prá não estragar o prazer da leitura. Mas é um livro que eu recomendo. Uma obra tensa e envolvente do começo ao fim, com uma narrativa fluente e com uma ótima descrição dos fatos, lugares e personagens. O diretor Henri-Georges Clouzot o filmou em 1953, com os atores Yves Montand e Charles Vanel nos papéis de destaque. O filme é uma obra-prima, um dos melhores suspenses da história do cinema. Depois faço um comentário sobre ele aqui.
Esse livro te prenderá na cadeira. Você não irá querer largá-lo até sua conclusão.

5 comentários:

  1. Hum... fiquei com vontade de ler. Ótima sinopse, me deixou curiosa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. é, ta dando mt dor de cabeça fazer um trabalho sobre este livro ;@

    ResponderExcluir
  3. pioor Suellen ' ..ta dando dor de cabeçaa mesmo ..tem qe ter muita paciencia pra atuura ;(' !

    ResponderExcluir
  4. Tentem assistir ao filme, é fiel ao livro e com certeza dá uma base melhor. O livro é por demais detalhista, e isso pode dificultar um pouco.

    ResponderExcluir